RECENTES

TRÂNSITO: Ligação Colorado-Torto será duplicada


Projeto prevê mais duas pistas marginais, nos dois sentidos, em um trecho de 5km

Os motoristas que trafegam pela Saída Norte de Brasília serão beneficiados com mais uma readequação viária. Além da reforma e ampliação da Ponte do Bragueto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também construirá pistas de ligação entre o Balão do Torto e o Colorado, em Sobradinho. O projeto prevê duas vias marginais, nos dois sentidos, construídas ao longo de 5km. A expectativa do DER é que as obras comecem em junho deste ano.

O projeto integra o conjunto de soluções para o tráfego na Saída Norte de Brasília. "Com as duas novas vias, dobrará a capacidade de veículos entre o Balão do Torto e o Colorado, o que reduzirá o tempo de espera do usuário nos horários de pico. Atualmente, o processo licitatório está na fase de pré-qualificação, em que são identificadas as empresas com condições de apresentar o preço", afirmou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

A ligação Colorado -Torto receberá investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, resultado de financiamento obtido pelo GDF com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). A liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial do DF de sexta-feira (8).

Trevo de Triagem Norte – O contrato com o BNDES também prevê investimentos de cerca de R$ 100 milhões no projeto Trevo de Triagem Norte, para ampliação viária da região norte de Brasília. Com as obras, todo o trecho entre as quadras 116/216 Norte e a saída do Plano Piloto será alterado. Veículos com destino ao Lago Norte e à região de Sobradinho terão, por exemplo, a opção de acessar vias exclusivas, a partir da L4 Norte ou do Eixão.

A mudança eliminará diversos pontos de retenção, segundo a Secretaria de Transportes. O tempo estimado para execução de todas as etapas da duplicação é de dois anos.

*Leandro Cipriano, da Agência Brasília

Nenhum comentário