name='content'> ]]>

RECENTES

EXCLUSIVO: Matéria de Capa do Jornal de Sobradinho - Edição de março de 2013 nº 252


Avanços na Saúde Pública da Região

Nova Colina ganha Clínica de Saúde da Família

Os moradores de Nova Colina podem comemorar uma grande conquista. Depois de muitas reivindicações por parte da comunidade e muito empenho do GDF, a Clínica da Família da região está prestes a ser inaugurada. Este equipamento de saúde pública vai possibilitar às famílias que resolvam problemas de menor gravidade perto de casa, com tratamento eficaz e máxima qualidade de atendimento - que será voltado para as necessidades específicas da comunidade.

Foi grande a luta para a conquista de mais essa benfeitoria para a cidade. Secretaria de Saúde, Governo Federal, Secretaria de Governo, Coordenação Regional de Saúde, Administração Regional e lideranças comunitárias não mediram esforços para regularizar a área onde seria construída a Clínica da Família. Por se tratar de uma área da União, foram necessárias várias negociações com o Executivo Federal para garantir a regularização do terreno.

A Clínica de Nova Colina é a primeira da Região Norte do DF. Segundo o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, as Clínicas da Família integram um projeto de fundamental importância para o GDF, pois significam a ampliação do atendimento e a eficácia do tratamento. “Com essa iniciativa, inauguramos um novo modelo de gestão da saúde, assegurando o bem estar da população e oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais”, afirmou o secretário.


“Essa vitória é fruto de uma luta coletiva, da integração entre Governo e comunidade. Quero destacar o empenho dos moradores e das lideranças de Nova Colina, pois a mobilização e o apoio da população foram determinantes para esta conquista. Também agradeço à Administração Regional e demais órgãos de governo que nos ajudaram a viabilizar este projeto”, disse a Coordenadora Regional de Saúde, Joana D’arc.

O administrador de Sobradinho, Márcio Guedes, destaca a importância dessa Clínica para a comunidade local. “Com equipamentos de saúde instalados em áreas estratégicas da cidade, vamos evitar a superlotação do Hospital Regional de Sobradinho (HRS). Nova Colina era uma área carente em termos de saúde. Agora, os moradores estão ganhando esse presente e vão poder ter mais comodidade no atendimento”, enfatizou o Administrador.

“A nossa expectativa é muito grande, pois sabemos que essa Clínica trará muitos benefícios para a nossa região. Estamos bastante felizes, pois o prazo estipulado pela Coordenação Regional de Saúde para a construção da Clínica da Família foi cumprido. Depois de muita mobilização, protestos e abaixo-assinado, Nova Colina saiu vitoriosa. E isso é fruto de uma luta de toda a comunidade”, contou o presidente da Associação de Moradores do Setor Habitacional Nova Colina, Lourival Azevedo.

Francelina Rodrigues, moradora de Nova Colina, também comemora a construção da Clínica da Família. “Por conta das dificuldades para ter acesso ao Hospital Regional, principalmente com relação ao transporte, muitas pessoas vão adiando a ida ao médico. Agora que vamos ter uma clínica perto de casa, toda a comunidade vai poder se cuidar mais e não ficar doente. Essa é uma grande vitória”, comemorou.

Saúde preventiva e atendimento humanizado
Na Clínica de Nova Colina, serão atendidas pessoas de todos os sexos, idades e de forma integral.  O secretário de Saúde explicou, ainda, que o diferencial da atenção primária à saúde é que ela se adapta às necessidades das pessoas. “É feito um mapa situacional da comunidade onde a Clínica está instalada. As equipes detectam as patologias mais comuns e as reais necessidades dos moradores. Assim, o atendimento se adéqua ao perfil da população, tornando-se mais eficaz.”, explicou.

Nova Colina será dividida em cinco áreas, que serão organizadas de acordo com a proximidade. Cada equipe ficará responsável por cuidar de uma região específica. Assim, será possível realizar um atendimento contínuo e de qualidade à população. Os agentes de saúde visitarão uma a uma das casas e farão uma análise situacional, para saber quais são as necessidades reais de cada família. Os atendimentos realizados numa Clínica como a de Nova Colina podem resolver até 80% dos problemas de saúde da população assistida.

Conforme explicou Joana D’arc, as Clínicas da Família fazem parte da Atenção Primária à Saúde. Nelas, são oferecidos serviços básicos e de prevenção, tais como: vacinação, acolhimento, fornecimento de medicamentos, curativos, planejamento reprodutivo, pré-natal, saúde bucal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, tratamento de tuberculose e hanseníase, além do atendimento a pequenas urgências.

“É importante destacar que a Atenção Primária é a porta de entrada dos SUS e tem um papel preponderante no que diz respeito à saúde preventiva. Vamos tratar as doenças, mas também vamos assegurar que as pessoas não fiquem doentes.”, destacou a Coordenadora Regional. A Clínica da Família de Nova Colina vai auxiliar na redução do fluxo de pacientes de Atenção Primária no HRS, tornando o atendimento mais célere. Joana lembrou, ainda, que a comunidade de Nova Colina vai ser a primeira da região a ter assegurado 100% de cobertura no que diz respeito à Estratégia de Saúde da Família.

Cinco equipes da Estratégia de Saúde da Família trabalharão em Nova Colina. “Com a Construção da Clínica da Família, vamos possibilitar mais qualidade de vida aos moradores dessa região, com atendimento médico próximo da comunidade, estrutura de qualidade e equipe completa. Dessa forma, só será necessário ir ao HRS em casos excepcionais”, explicou o médico - integrante de uma das equipes que atuarão em Nova Colina - Uelver Cintra. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um dentista e um técnico em saúde bucal.

“As equipes da Estratégia de Saúde da Família vão realizar um atendimento humanizado aos moradores de Nova Colina. A abordagem é feita não somente ao paciente, mas também à família e à comunidade da qual ele faz parte. Com essa estratégia de tratamento, é possível mudar a realidade de uma comunidade e garantir o desenvolvimento pleno do ser humano”, destacou Uelver.


E as melhorias na saúde não param por aí!
Outra grande vitória para nossa cidade é a construção do Complexo de Saúde da Região, que atenderá aos moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Condomínios. O Complexo está localizado ao lado do Restaurante Comunitário de Sobradinho II. A construção está a todo vapor, com a Clínica da Família praticamente pronta.

O Complexo de Saúde terá:
·         Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
·         Uma Academia da Saúde;
·         Uma Clínica da Família;
·         Um Centro de Atendimento Psicossocial Adulto - Álcool e Droga (CAPS AD)


Por Gizele Chaves / fotos Eduardo Nobre JS

Nenhum comentário