name='content'> ]]>

RECENTES

CLDF: Valorização do empregado doméstico



O Distrito Federal tem hoje cerca de 85 mil empregados domésticos. Para valorizar esses profissionais que trabalham cuidando de nossas casas e famílias, o deputado Dr. Michel apresentou projeto de lei que cria no Calendário Oficial do DF, o Dia Distrital dos Empregados Domésticos, a ser comemorado em 27 de abril.

De acordo com dados do Sindicado dos Empregados Domésticos do DF, embora seja regulamentada desde 1972, apenas 15% dos profissionais têm a carteira de trabalho assinada, com uma renda média mensal que gira em torno de pouco mais de um salário mínimo (R$ 678,00), para 8 horas de serviço diário, de segunda a sexta-feira, com direito a alimentação, transporte, férias, 13º salário e previdência social.

Apesar dos benefícios garantidos pela carteira assinada, os domésticos têm preferido trabalhar sem vínculo empregatício e com um rendimento mensal mais atrativo, já que uma diária no DF chega a custar até R$ 90,00. As mulheres ainda são maioria entre os secretários do lar, somando 85% de mão-de-obra feminina.

Para o deputado Dr. Michel, passou da hora de reconhecer a importância dos trabalhadores domésticos. “A instituição deste dia comemorativo no Calendário Oficial do DF é apenas uma das formas de valorizar a categoria”, acrescentou o parlamentar.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Fonte Ana Paula Cortes

Nenhum comentário