RECENTES

Obras na Ponte do Bragueto começam em junho



DER vai escolher, em 1º de abril, a melhor proposta para a execução do Trevo de Triagem Norte. Projeto integra conjunto de soluções para o tráfego e beneficiará 80 mil veículos por dia

As reformas para a duplicação da Ponte do Bragueto e ampliação viária da região norte de Brasília estão cada vez mais próximas. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai realizar a abertura dos envelopes do processo licitatório em 1º de abril. Durante a sessão pública, será escolhida a proposta da empresa que será responsável pelo projeto, chamado Trevo de Triagem Norte. A data foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do DF.

As obras beneficiarão, de imediato, cerca de 80 mil motoristas que trafegam pelo local todos os dias, nos dois sentidos. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai refazer todo o conjunto de acessos do final da Asa Norte à Ponte do Bragueto. A previsão do DER é que as obras comecem até junho.

"Agora faremos a abertura de envelopes de preços para definir qual proposta é a mais viável. Com a construção, vamos resolver o problema de trânsito na Saída Norte e eliminar o gargalo de veículos nos horários de pico", afirmou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

O tempo estimado para execução de todas as etapas da duplicação é de dois anos. Antes da reforma da Ponte do Bragueto, está prevista a construção de duas novas pontes, cada uma com três faixas de rolamento, paralelas à atual, além de oito viadutos e novos acessos para os carros. Serão investidos cerca de R$ 100 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Com as obras, todo o trecho que fica entre a altura das quadras 116/216 Norte e a saída do Plano Piloto serão alterados. Veículos com destino ao Lago Norte e à região de Sobradinho terão, por exemplo, a opção de acessar vias exclusivas, a partir da L4 Norte ou do Eixão. A mudança eliminará diversos pontos de retenção, segundo a Secretaria de Transportes.

Fonte Agência Brasília/Foto: Lula Lopes

Nenhum comentário