RECENTES

Confiança do consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo


A confiança do consumidor caiu em fevereiro,  pelo terceiro mês consecutivo, revela o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com 113,6 pontos, o INEC recuou 0,9% na comparação com janeiro. No acumulado desde novembro de 2012,  último mês de crescimento, quando o INEC atingiu 117 pontos, a queda  foi de 2,9%.

O mês de fevereiro confirmou a lenta trajetória de queda da confiança do consumidor, mas ela continua maior do que a registrada em fevereiro de 2012 (0,7% acima)  e entre o segundo trimestre de 2011 e o terceiro trimestre de 2012, destaca a CNI.

Dos seis componentes do INEC, contribuíram sobretudo para o recuo de fevereiro as expectativas de inflação, que, com 104 pontos,  caíram 1,7% sobre janeiro – a queda indica aumento do pessimismo sobre a evolução dos preços. Contribuíram fortemente também as perspectivas do consumidor sobre o desemprego para os próximos seis meses, que atingiram 130 pontos,  decrescendo 1,1% em comparação ao mês anterior.

As avaliações sobre a situação financeira e sobre o endividamento recuaram 0,6% e 0,4%, respectivamente, enquanto as perspectivas para os próximos seis meses  sobre a evolução da renda pessoal e  compras de bens de maior valor não se alteraram entre janeiro e fevereiro.

A pesquisa do INEC, realizada para a CNI pelo Ibope Inteligência entre 15 e 18 de fevereiro, ouviu 2002 consumidores em 141 municípios.

Fonte:CNI

Nenhum comentário