name='content'> ]]>

RECENTES

CULTURAL: Da pobreza ao glamour


Bola Preta de Sobradinho conta a história da diva da música brasileira Elza Soares. A agremiação é a sétima a ser apresentada na série Carnaval 2013


Em meados de 1950, uma Elza Conceição Soares, com 13 anos de idade e um filho doente, foi caloura do programa que Ari Barroso apresentava na Rádio Tupi, no Rio Janeiro. A menina pobre e mal vestida foi recebida com a seguinte pergunta pelo apresentador: "De que planeta você vem, minha filha?". "Do planeta fome", respondeu a caloura, que viria a se tornar estrela da história musical do país. Essa resposta dá nome ao enredo que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho apresentará no Carnaval 2013. A agremiação será a última a desfilar na Passarela da Alegria na terça-feira (12) e leva para a avenida a trajetória da diva da música brasileira Elza Soares.

Presidente da escola, José Candido Alves conta que um grupo de diretores da Bola Preta foi à casa da artista para entrevistá-la. "Foram extraídos detalhes da vida dela. Tudo será contado na avenida", revela o presidente. A homenageada será destaque do quarto carro da escola. A Bola Preta sai com quatro alegorias, 13 alas e 850 componentes.

José Candido aposta no entusiasmo do enredo e dos participantes para conquistar o título do carnaval deste ano. "Estamos batalhando para ficar entre os primeiros colocados", ressalta. O presidente destaca a mudança do desfile para o Plano Piloto como uma das vitórias do grupo de escolas de samba. "A Bola Preta teve grande influência nessa transferência. A estrutura oferecida no centro da cidade será mil vezes melhor que em Ceilândia. É uma conquista para o público também", reconhece.

Última hora – A agremiação ainda não finalizou os preparativos para o grande dia do desfile. Até o momento, está em debate a criação de uma ala para a velha guarda da escola. "É um desejo nosso poder colocar os integrantes antigos na avenida, mas temos que pensar em uma estratégia, porque estão todos com muita idade e teriam que desfilar sentados", explica José Candido.

História - A escola foi fundada em abril de 1974 por um grupo de militares transferidos do Rio de Janeiro para a nova capital federal. Além de garantir a folia, a Bola Preta tem um projeto social que, durante todo o ano, oferece oficinas a 350 adultos e crianças. Os alunos têm aulas práticas de informática, costura, percussão e produção de fantasias e adereços.


    Por Lúria Rezende, da Agência Brasília/ Foto: Hmenon Oliveira

Nenhum comentário