RECENTES

COLUNA TEXTOS & TEXTOS: Jovem Talento de Sobradinho se destaca no Violão Clássico




* Geraldo Lima


Nos dias de hoje, acossados por uma realidade brutal e assustadora, somos levados a pensar que nada mais de interessante e criativo pode surgir para nos encantar e nos restituir a esperança. Quando abrimos os jornais e vemos, tanto na cidade de Sobradinho quanto em outras da região, jovens presos por se envolverem com a criminalidade, sentimo-nos tristes e descrentes no tipo de sociedade que criamos. Parece que tudo está dando errado. Mas aí, num lance de beleza e magia que só a arte pode nos proporcionar, eis que jovens talentos da cidade começam a nos restituir a esperança no futuro. Em meio ao caos, a beleza da arte nos arrebata. Falo, mais especificamente, do jovem Victor Santana, um sobradinhense que começa a despontar no universo do violão clássico.

Victor Santana começou a estudar violão clássico no Teatro de Sobradinho, com o Professor Maurízio Martins, e atualmente é aluno da UnB, sob a orientação do Professor Alessandro Borges. (Aliás, das aulas do Professor Maurízio já saiu um outro jovem talento da cidade, Pedro Rogério, que começa, também, a alçar voos mais longos: atualmente estuda violão clássico na França). Neste ano, Victor Santana realizou uma proeza: conquistou o primeiro lugar no Concurso Música no Museu, no Rio de Janeiro. É um concurso do qual participam vários instrumentos musicais. E aí está o grande feito de Victor: foi a primeira vez que um violonista ganhou esse concurso.

O jovem talento da nossa cidade já mostrou suas qualidades como violonista em outras paragens: recentemente participou da estréia europeia do concerto “May all dictators fall” de Jean Goldenbaum, para violão e orquestra de violões, realizado em Salzburg, Áustria. Com disciplina e persistência, chegará, com certeza, ainda mais longe. Este mês, o público brasiliense pôde apreciar mais de perto a sua arte. No dia 08 de dezembro, ele foi o convidado do 64º Encontro da Bravio (Associação Brasiliense de Violão) no Espaço Cultural Ary Barroso – SESC 504/505 Sul, no Plano Piloto. Os que lá estiveram foram agraciados com um concerto de primeira. No repertório havia Villa-Lobos (Prelúdios 3, 2, 1) e Leo Brouwer (Sonata), dentre outros. Victor Santana demonstrou segurança e sensibilidade na execução das músicas, arrancando acalorados aplausos da plateia. Para o ano que vem, novos concertos vão estar, com certeza, na agenda desse jovem músico talentoso. Quem puder, assista.

E aqui fica um recado para os nossos gestores públicos: é preciso que olhem com mais carinho para a questão cultural na nossa cidade, criando e ampliando os espaços culturais para que mais talentos artísticos possam surgir.  Cabe também aí o incentivo e o apoio financeiro. Agora, se não atrapalhar o que já vem sendo feito por algumas pessoas, com dedicação e competência, já está de bom tamanho.

Para todos, um Feliz Natal e um 2013 cheio de grandes  realizações.
    

Geraldo Lima é professor, escritor, dramaturgo e colaborador do Jornal de Sobradinho / Fotos Elcio Paraiso

    

Nenhum comentário