RECENTES

SAÚDE: Regional de Sobradinho inaugura Bloco Materno Infantil com novo Banco de Leite

*Rafaela Marrocos

No próximo dia 26 (sexta-feira), a partir das 10h, será inaugurado o Bloco Materno Infantil do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), com o novo Banco de Leite Humano, que funcionará no mesmo prédio. Além disso, também será realizado o lançamento da Segunda Carreta da Mulher, que faz atendimento de ultrassom, mamografia e preventivo.

De acordo com a coordenadora da regional de Saúde de Sobradinho, Joana D´arc, “o objetivo é ofertar um serviço de excelência à comunidade, considerando que toda gestante tem direito ao atendimento digno e de qualidade”.

Dentro da programação da Semana Distrital de Saúde da Criança, está a participação de todas as referências nacionais de Banco de Leite na inauguração no HRS. Segundo a coordenadora de Banco de Leite do Distrito Federal, Miriam Santos, “o DF é a única cidade do mundo que tem potencial para ser autossuficiente em leite materno e, por isso, destaca-se na área”.

Para mobilizar a população quanto à importância da amamentação, a atriz Maria Paula participará da inauguração e reforçará a campanha para criação do Dia Nacional de Doação de Leite Materno, que tem como sugestão o dia 19 de maio.

Ainda no dia 26, será inaugurado o Disk Doação, fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e a Codeplan. A partir deste dia, a mãe interessada em doar o leite materno poderá fazer o seu cadastro no telefone 160, opção 4, para que possa ser agendada a visita do bombeiro para coleta em sua residência.

Bloco Materno Infantil

O Bloco Materno Infantil é um prédio de 3.600 metros quadrados, divididos em dois pavimentos anexos ao HRS, construído para atender as mães e seus bebês em nível ambulatorial e hospitalar. Atualmente, O HRS realiza aproximadamente 180 partos por mês, mas, segundo a coordenadora da regional de Saúde, Joana D´arc, a expectativa é chegar a 450 procedimentos diários.

O Bloco conta com serviços de pré-parto, parto e puerpério; ginecologia; UTI neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários de Neonatologia (UCIN); Banco de Leite Humano; fonoaudiologia, para detectar problemas auditivos; psicologia e serviço social; fisioterapia neonatal e nutrição, além da realização de exames necessários.

No acolhimento da gestante, será realizada a classificação e a verificação de risco. A partir deste diagnóstico inicial, a paciente será encaminhada para uma das salas de parto/ pré parto/pós parto para que possa ser feito o procedimento indicado.

O bebê recém-nascido receberá serviço completo (fonoaudiólogo, teste do pezinho, da orelhinha, entre outros procedimentos). Após a verificação do estado de saúde da criança, ela será encaminhada para a UCIN ou para o Alojamento Conjunto (ALCON).
De acordo com Joana, “a comunidade poderá contar com serviço de qualidade e humanizado, além de uma estrutura moderna e aconchegante.”

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano está localizado no primeiro pavimento do Bloco Materno Infantil e terá capacidade total de processamento de 400 litros de leite materno por mês. Atualmente o HRS conta com um Banco de Leite, inaugurado de 1991, que armazena pouco mais de 100 litros mensalmente.

O novo local está de acordo com a regulamentação do Ministério da Saúde (RDC 171) e conta com recepção para registro e triagem das doadoras, área de estocagem de leite, sala de processamento, sala de arquivo, sala de ordenha e com um laboratório de controle de qualidade microbiológica.

Por Rafaela Marrocos / foto Eduardo Nobre/JS

Nenhum comentário