RECENTES

SAÚDE: Duas Clínicas da Família serão inauguradas em Sobradinho

Uma abre em novembro deste e outra no primeiro semestre de 2013

Duas Clínicas da Família estão previstas para serem inauguradas em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal. A primeira, localizada em Nova Colina, será inaugurada em novembro e terá capacidade para atender até 20 mil pessoas. No começo de 2013, outra Clínica da Família será inaugurada no Complexo de Saúde, próximo ao Restaurante Comunitário, com capacidade para até 28 mil pacientes.

De acordo com a coordenadora da Regional de Saúde de Sobradinho, Joana D´arc Gonçalves da Silva, as novas clínicas vão auxiliar a reduzir o fluxo de pacientes de atenção primária no Hospital Regional de Sobradinho (HRS).

- Com essas equipes da Estratégia Saúde da Família, o paciente terá um atendimento mais próximo da comunidade, com estrutura de qualidade e equipe completa. Dessa forma, só será necessário ir ao HRS em casos excepcionais.

Na clínica de Nova Colina, trabalharão cinco equipes e na do Complexo de Saúde serão sete. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um dentista e um técnico em saúde bucal. Esses profissionais ficarão à disposição da população das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As Clínicas da Família fazem parte da Atenção Primária de Saúde. Nelas, são oferecidos serviços de vacinação, acolhimento, fornecimento de medicamentos, curativos, planejamento reprodutivo, pré-natal, saúde bucal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e de doenças crônicas (como hipertensão e diabetes), tuberculose e hanseníase, além do atendimento a pequenas urgências.

As equipes da Estratégia Saúde da Família realizam atendimentos à população de todos os sexos e idades de forma integral e podem resolver até 80% dos problemas de saúde da população assistida.

Fonte R7

Nenhum comentário