RECENTES

OBRAS: Bairros de Sobradinho II ganharão rede de esgoto

O GDF investirá R$ 1,7 milhão no sistema de esgotamento sanitário que deverá ficar pronto em seis meses

*Cinara Lima, da Agência Brasília

Cerca de cinco mil moradores da Vila Buritizinho e da Chácara Buriti, em Sobradinho II, ganharão mais dignidade e cidadania. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli, autorizou, nesta quinta-feira (18), o início da implantação da rede de esgoto nesses setores. O valor total da obra, que deverá ficar pronta em 180 dias, é estimado em R$ 1,7 milhão. Todo o resíduo coletado receberá tratamento na Estação de Esgoto de Sobradinho.

Na ocasião, o governador anunciou a entrega, na próxima semana, de 50 termos de concessão de uso de terrenos a moradores da Vila Buritizinho e a inauguração do bloco materno-infantil do Hospital Regional de Sobradinho. Agnelo Queiroz também reforçou a intenção do GDF em construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Sobradinho II.

Durante o lançamento das obras de saneamento básico, na Praça da Quadra 04 do Setor Buritizinho, o governador destacou a importância da iniciativa. “Essa região é uma área muito carente do DF. Como a nossa política é dar prioridade às localidades que mais precisam, tomamos esta medida de saúde pública. Aqui o esgoto corre na porta das casas das pessoas, leva doenças e deixa a população vulnerável”, afirmou Agnelo Queiroz.

A construção do sistema de esgotamento sanitário resultará na instalação de 12.870m de ramais condominiais e 4.306m de redes públicas, em uma extensão total de 17.176 m de rede, além de 388 ligações prediais.

“A Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal] está sempre preocupada com a universalização do saneamento. Já atendemos mais de 99% da população com abastecimento de água e 93% com redes coletoras de esgoto. Agora, vamos atender antigo pedido dos moradores dessa região de Sobradinho II“, explicou o presidente da empresa, Célio Biavati.

A iniciativa do GDF, por meio da Caesb, promoverá a melhoria na qualidade de vida dos moradores da vila. “Essa obra é muito importante e bem-vinda porque representa saúde e melhores condições de vida para a população. Em muitas ruas da vila, o esgoto corre a céu aberto, e as crianças brincam nessa lama, o que coloca a saúde delas em risco”, conta o auxiliar administrativo Nelson Diniz, 40 anos. A manicure Ivone Gonçalves, 44 anos, concorda. “Vai melhorar muito para nós. As fossas transbordam, e água escorre no meio da rua. Isso é muito perigoso, principalmente para as crianças que brincam o tempo inteiro nas ruas”.

Também estiveram presentes à solenidade o secretário de Obras, Davi de Matos; os administradores regionais de Sobradinho II, Hamilton Cunha, de Sobradinho, Márcio Ribeiro Guedes, e da Fercal, Alexandre Yanez; o vice-presidente da Câmara Legislativa, Doutor Michel; e o deputado distrital Raad Massouh.

Fonte: Agência Brasília/Foto: Facebook Adm. Sobradinho II/ Visto no blog clipping Sobradinho II

Nenhum comentário