RECENTES

Moradores de condomínios da região de Sobradinho debatem regularização

Os moradores de condomínios da Região de Sobradinho (Grande Colorado, Setor Contagem e Boa Vista) participaram na manhã de sábado (01/09) de debate público que tratou da regularização desses parcelamentos. Participaram do evento o deputado Wellington Luiz (foto); o coordenador chefe do Grupo de Análise de Parcelamentos do DF (Grupar), Fernando Negreiros; o diretor presidente da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), Birmann; a presidente da Única-DF, Júnia Bittencourt, além de técnicos da Secretaria de Regularização de Condomínios (Sercond) e Grupar.

No início do debate, o deputado explicou que mesmo retornando à CLDF continuará trabalhando em prol da regularização dos condomínios do DF. Ele destacou ainda que todo o trabalho que teve início com a criação da Sercond, em fevereiro deste ano, terá continuidade. “A exemplo de parcelamentos como a Cidade Estrutural, Sol Nascente (Trecho I), Vivendas Lago Azul e Lago Sul I, que já foram legalizados, até dezembro, aproximadamente outros 70 condomínios devem ser encaminhados para a regularização, beneficiando 300 mil pessoas”, relatou.

Wellington disse ainda que o encontro foi agendado, a pedido dos moradores, para esclarecimentos sobre eventuais dúvidas em relação às fases da tramitação do processo de regularização: “Quando estava na Secretaria, fui a diversos parcelamentos para ouvir os moradores, que são os principais interessados nesse processo. O objetivo é agir com muita transparência para que, ao final, sejam atendidas maior número possível das sugestões dos moradores. Não adianta regularizar de uma forma que a população não fique satisfeita”, declarou.

O coordenador chefe do Grupar agradeceu a presença de todos e disse que o objetivo do encontro era esclarecer dúvidas relacionadas aos cerca de 54 parcelamentos que estão na região da Fazenda Paranoazinho e outros dois que são de propriedade da União. “Iremos debater aqui questões ambientais e urbanísticas, uma vez que a questão fundiária não compete ao Governo”.

Fernando Negreiros argumentou que nada será feito sem a participação de todos e que o andamento do processo será pautado pelas legislações vigentes. “Trabalhamos da melhor forma para atendê-los. A Sercond e Grupar estão à disposição para recebê-los a qualquer momento”.
Os principais pontos levantados pelos condôminos durante o encontro foram em relação aos questionamentos feitos por parte do Ministério Público em relação à manutenção de muros e guaritas, compensação ambiental, infraestrutura, instalação de equipamentos públicos, como escolas, delegacias, entre outros.

Ao final, os moradores, o diretor presidente da UPSA e a presidente da Única-DF ressaltaram que a Sercond e Grupar estão atuantes e que o diálogo tem prevalecido, tanto que o debate público foi promovido por esses órgãos, a pedido dos moradores.

O coordenador sugeriu ainda que os moradores de cada parcelamento se organizem em comissão e agendem um encontro no Grupar, para tirar dívidas específicas daquele condomínio.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Deputado Wellington Luiz

Nenhum comentário