RECENTES

Semana Mundial de Aleitamento Materno começa amanhã dia 1º

Secretaria de Estado da Mulher é uma das apoiadoras das atividades que marcarão a semana no Distrito Federal

A partir do dia 1º até o dia 7 de agosto, mais de 120 países participarão da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Brasil, o tema será “Amamentar hoje é pensar no futuro” e, no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde realizará atividades nas regionais de saúde, além de um evento público, no dia 5 de agosto, às 9h, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, próximo ao Parque Ana Lídia.

“Queremos demonstrar que no DF as mulheres amamentam e pensam na saúde de seus filhos”, afirma a coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, Miriam Santos, ao informar sobre a programação no Parque da Cidade que deverá reunir pelo menos mil pessoas. Segundo a coordenadora, mães que moram longe disporão de ônibus gratuito para levá-las ao Parque da Cidade, onde terão oportunidade de obter informações sobre a importância da amamentação. O evento será realizado pela SES/DF, com apoio do Corpo de Bombeiros, Rotary Clube Taguatinga Norte e Lions Clube Brasília Taguatinga.

Também estão previstas atividades visando incentivar o aleitamento materno na Asa Norte, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Gama, Planaltina, Santa Maria, Asa Sul, Ceilândia e Paranoá. Segundo Miriam Santos, neste ano a programação tem como foco a estratégia global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para aleitamento materno e alimentação complementar saudável, sempre buscando a maior promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Secretaria de Estado da Mulher também é uma das apoiadoras das atividades. No dia 5 de agosto, servidoras da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres estarão no Parque da Cidade para realizar um questionário acerca do aleitamento. “A proposta é abordar a questão do aleitamento e do apoio que as mulheres recebem em seus locais de trabalho ou de estudo e até mesmo de seus companheiros para amamentar. Também queremos saber quem já amamentou e por quanto tempo, se teve alguma dificuldade e saber de quem ainda não amamentou se deseja fazê-lo”, revela Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher.

A campanha - A Semana Mundial de Aleitamento Materno propõe uma análise sobre o que aconteceu nos últimos 20 anos com a alimentação do lactente e da criança. A partir dessa avaliação serão definidas ações visando apoiar a mulher e ampliar as possibilidades de alimentar e cuidar dos filhos, além de compartilhar trabalhos e casos nacionais com outros países, explica a coordenadora de Aleitamento Materno do DF.

Toda mulher que esteja amamentando pode doar. Basta ligar para os telefones 3325-4207 ou 3445-7597 e se cadastrar. A voluntária não precisa ir ao hospital, já que o leite é recolhido em casa, pelo Corpo de Bombeiros.

Com informações da Secretaria de Saúde/ Foto Gerson Lucas/SES-DF

Nenhum comentário