RECENTES

MATÉRIA ESPECIAL: Ação heróica de um policial militar salva a vida de um motorista após carro cair em lago

*Ferreira Santos

Consultando os boletins de ocorrência número 1.598, da 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho, de abril de 2011, e número, 211787, da PMDF, percebe-se que nem de perto os dois relatam o que realmente ocorreu na fática noite daquele sábado, 23/4/2011, as 23h40 no trajeto a ponte que divide as cidades de Sobradinho I e II pela DF 420. Os dois boletins narram em duas linhas um acidente de trânsito sem vítima e alto lesão na DF 420.

Na verdade um policial militar heroicamente arriscou sua vida em detrimento a vida de uma pessoa, que ele nunca conhecera antes. Um homem se afogava em um lago, após ter perdido o controle do carro que conduzia e caíu nas águas do lago Sobradinho, sem saber nadar, o homem foi salvo pelo cabo Jefferson, depois de uma busca arriscada e corajosa. Ainda nos corredores do Hospital Regional de Sobradinho, a mãe da vítima agradecia a Deus e ao cabo Jefferson pela vida do filho.

Noite de sábado, o eletricista Vinicius Carvalho Silva, 21 anos, acabara de sair de uma festa numa escola particular em Sobradinho I, sozinho, ele conduzia o veículo Escort de cor azul placa JNO 1388 pela DF 420, ao chegar próximo à ponte que divide as duas cidades, ele perdeu o controle do veículo vindo a colidir na proteção lateral, a pancada partiu o veículo ao meio, despencando em seguida no lago e submergindo junto com o carro. Vinícius Carvalho Silva, morador do Bairro Jardim Roriz em Planaltina – DF, não sabia nadar. Sob as águas escuras, cheias de matos e de difícil acesso, uma vida agonizava a espera de socorro. Naquele instante o tempo era o pior inimigo de Vinícius, sem saber nadar, com dores pelo corpo e muito frio, ele contava com a sorte para alguém aparecer e tentar salvar-lhe a vida.

Perto do local do acidente na avenida contorno de Sobradinho II, uma guarnição da Polícia Militar, Gtop 33, fazia abordagem de rotina a um grupo de pessoas. O cabo Jefferson, componente da guarnição, ouviu o barulho provocado pelo choque do veículo de Vinicius contra a ponte imaginando que poderia ser um acidente, Jefferson comunicou o fato ao comandante da guarnição do Gtop 33, do 13º BPM, sargento Silvan composta pelos cabos Jefferson e Ouldair. Imediatamente seguiram para o local. Com a chegada a equipe foi informada por um popular, que um carro havia caído dentro do lago.

Os policiais começaram a procurar vestígios das vítimas e do veículo, que já estava no fundo do lago de aproximadamente 4 metros de profundidade, segundo equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que esteve no local à procura de mais vítimas.

Com uma lanterna na mão o cabo Jefferson foi se distanciando do restante da equipe.

O local é cheio de armadilhas feitas por buracos encobertos pelo mato alto, e a escuridão dificultava ainda mais a procura por alguém lá em baixo. Segurando nos ramos da vegetação, o cabo Jefferson foi vencendo os obstáculos, se aproximando do local, onde o carro teria submergido. De repente, uma mão. Apenas uma mão, que emergia e submergia apareceu no foco da lanterna do policial Jefferson, com coragem, atitude e arriscando a própria vida, Jefferson salvou a vida de Vinicius. Ao ver a mão emergir o cabo Jefferson, caminhou cuidadosamente sobre os galhos das plantas, conseguindo segurar firme a mão de Vinicius puxando para um local mais seguro, onde pudesse respirar até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Sem saber de quem se tratava, sem ter a noção do perigo que corria, o objetivo segundo o cabo Jefferson, era salvar aquela vida, tirar aquele homem das águas escuras e frias do lago Sobradinho. Vinicius sentiu a mão segurando a dele, logo se agarrou e fez forças até colocar a cabeça para fora da água e respirar. Com início de hipotemia, dor pelo corpo e em pânico, Vinicius disse que já estava sem forças, acalmado pelo policial, que alertou a equipe, que a vítima estava com ele. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas enquanto não chegava, o policial conversava com Vinicius, na intenção de animá-lo e convencer que ele iria sair daquela situação, procurando mantê-lo vivo e confiante.

O cabo Jefferson Barbosa dos Santos (41), vinte como policial militar se emociona ao relatar o ocorrido, se orgulha do feito de salvar uma vida. Quando a equipe do Corpo de Bombeiros UTE 299, comandada pelo sargento Eber Silva chegou, solicitou mergulhadores da corporação constatando, que não tinha mais ninguém nas águas além de Vinicius. A equipe do Corpo de Bombeiros ao chegar ao local relatou que se não fosse à coragem do cabo Jefferson, e a forma como agira, Vinicius teria entrado em óbito no local, a ação do policial foi primordial para que a vítima sobrevivesse. Vinicius ficou dentro da água por cerca de uma hora após o acidente. Amparado pelo o cabo Jefferson, até ser retirado com segurança pelos paramédicos da UTE 299 e levado para o Hospital Regional de Sobradinho, onde deu entrada com vida.

Quinze dias após a ação o cabo Jefferson Barbosa, deu inicio ao processo de promoção por ato de bravura, junto a Polícia Militar do Distrito Federal, para ter seu ato reconhecido galgando a promoção ao posto de 3º sargento. Depois de várias idas e vindas, depoimentos e relatos de todos os envolvidos na ocorrência, o cabo Jefferson foi promovido a 3º sargento conforme o Diário Oficial do DF do dia, 29 de maio de 2012. Jefferson pertence ao (Gtop 33) - Grupo Tático Operacional do 13º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, em Sobradinho. Junto à equipe e com o sentimento do dever cumprido, o profissionalismo, a dedicação do sargento Jefferson estará sempre à serviço do cidadão de Sobradinho.

O 3º sargento Jefferson Barbosa dos Santos é mais um herói anônimo, mas que teve seu ato de bravura e coragem reconhecido. Histórias de coragem e determinação, que salva vidas. Uma entre milhares, que acontecem diariamente envolvendo policiais militares, que se dedicam de corpo e alma a profissão e a salvar vidas mesmo com o risco da própria vida. Heróis que merecem a medalha, do reconhecimento.

Além do serviço de policiamento preventivo nas ruas os policiais militares, realizam diariamente ações heróicas, como por exemplo, partos em viaturas da Policia. Boas ações que muitas das vezes caem no esquecimento e não vão parar nas páginas de jornais, nem nos noticiários dos telejornais. Mas os personagens envolvidos nas histórias de solidariedade, pessoas que em momento de agonia e desespero, tiveram o apoio de um policial militar, sabem reconhecer o seu valor.

Em casa e fora de qualquer perigo, Vinicius e a família chamaram o cabo Jefferson para participar de uma missa e agradecer a Deus por tudo.

A promoção no D.O. DF

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, inciso XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, c/c o disposto no parágrafo 1º, do artigo 9º, da Lei nº 12.086, de 06 de novembro de 2009, e considerando o que consta no Processo nº 054.000.893/2011, resolve:

PROMOVER POR ATO DE BRAVURA, no Quadro de Praças Policiais Militares Combaten­tes da Polícia Militar do Distrito Federal, À GRADUAÇÃO DE TERCEIRO-SARGENTO PM, a contar de 23 de abril de 2011, O CABO JEFERSON BARBOSA DOS SANTOS – MATRÍCULA 19.896-X, nos termos dos artigos 6º, inciso III, 9º e 16, da Lei nº 12.086, de 06 de novembro de 2009. (D.O. do DF data, 29/05/2012, seção 2, pagina 74, atos do poder Executivo, Brasília, DF).

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário