name='content'> ]]>

RECENTES

Suspeita de surto de gripe equina interdita haras na Granja do Torto

Uma suspeita de surto de gripe equina foi identificada pela secretaria de agricultura do Distrito Federal na área da Granja do Torto. O órgão desconfia que os animais que participaram da Exposição agropecuária, no último mês de abril, estejam contaminados. Acredita-se que cerca de 600 cavalos possam estar com o vírus da gripe.

Segundo o gerente de sanidade animal da secretaria de agricultura, Bernardo Lafetá, amostras clínicas dos cavalos que estão com suspeita de contaminação foram coletadas para análise e confirmação da doença. Os haras que abrigam cavalos que apresentaram os sintomas da doença foram interditados. Os animais estão proibidos de sair ou de entrar nesses locais. O contágio do vírus se dá de forma rápida, por isso a grande preocupação com o contato de outros animais.

Os sintomas são muito parecidos com a gripe humana: febre, fraqueza, narina escorrendo, além de apatia. A doença pode ser fatal para cavalos que estejam em idade mais avançada ou para aqueles mais novos que ainda não tem a imunidade estabelecida. Os cavalos debilitados também correm risco de morte. Para combater a doença, Lafetá explica que o animal deve permanecer em repouso sem forçar atividades físicas, além de manter uma boa alimentação e aplicação de medicamentos.

Lafetá ainda recomenda que os donos, ao verificar os sintomas, chamem auxílio veterinário, para avaliar os animais. Depois é necessário que a secretaria seja notificada para que seja feita visita ao local e verificar a necessidade de interdição do haras.

fonte correio web

Nenhum comentário