RECENTES

SÁUDE: COMBATE A HIPERTENSÃO

A Hipertensão é uma doença que atinge cerca de 23,7% da população adulta brasileira. O artigo abaixo traz a opinião de uma médica especialista em cardiologia para mulher e radiografia cardiovascular.

Índice de pacientes com hipertensão sobe no Brasil

*Thiago Turbay

Consumo de tabaco, uso prejudicial de álcool, atividade física insuficiente e má alimentação contribuem para o desenvolvimento da doença

A hipertensão arterial atinge cerca de 22,7 % da população adulta brasileira, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14/9. A hipertensão, se não for tratada, pode causar doença renal crônica, diabetes, entupimento de artérias, acidente vascular cerebral e infarto.

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico é maior em mulheres, registrando índice de 25,4%, para os homens o percentual é de 19,5%. Nos dois sexos, o índice cresce com a idade, mais de 50% da população de faixa etária de 55 anos ou mais sofrem com a doença. Em Brasilía, estima que há cerca de 500 mil portadores da doença, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (26).

Entre as principais causas, a Hipertensão Arterial Sistêmica está associada, prioritariamente, a quatro fatores de risco principais: consumo de tabaco, uso prejudicial de álcool, atividade física insuficiente e alimentação não saudável.

Marly Uellendahl, cardiologista especialista em Ressonância Magnética Cardiovascular, acredita que a Hipertensão pode ser evitada com práticas simples e pequenas mudanças na rotina. Segundo ela, entre as ações de prevenção a dica é manter uma vida saudável: uma alimentação equilibrada, sem consumo prejudicial de álcool e tabaco, e realizar a prática de atividades físicas regularmente.

Entre os fatores de risco, o Brasil melhorou os índices de tabagismo, mas continua com altas taxas de obesidade. Segundo a Vigitel 2011, o país registrou recuo de 0,3% do número de fumantes em relação a 2010. No Distrito Federal, segundo a pesquisa, 14% da população adulta são fumantes, valor igual à média nacional.

A pesquisa registrou que 15% da população adulta do Distrito Federal tem obesidade, 35% consomem carnes com excesso de gordura e 49% apresenta excesso de peso. Apesar da alimentação desequilibrada, a pesquisa identificou um bom percentual de praticantes de exercícios, na região 33% da população declarou que pratica exercícios nas horas vagas. O valor é 7% superior à cidade que apresentou pior colocação, Porto Velho.

Entre as mulheres, 16% da população adulta feminina foi considerada obesa, de acordo com a pesquisa o percentual é maior que o encontrado no sexo masculino. O crescimento percentual da população feminina que sofre de obesidade pode explicar a maior incidência da doença em mulheres. “Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é mais comum em mulheres, estima-se que 25% da população feminina adulta seja portadora da doença”, explica Marly Uellendahl.

Outro fator de risco registrou queda em relação à média nacional, no Distrito Federal o consumo prejudicial de álcool foi de 15% pela população adulta, o valor representa redução de 9% da cidade que mais consome bebida alcóolica em excesso, Salvador.

“A doença não pode ser negligenciada e deve estar no topo das preocupações com a saúde pela população. Se descoberta precocemente, a doença pode ser monitorada, evitando danos maiores à saúde e possibilitando qualidade de vida aos pacientes”, alerta a especialista.

Fonte :Thiago Turbay/Imagem Corporativa

Nenhum comentário