RECENTES

SOBRADINHO: Parque dos Jequitibás é inaugurado









Área localizada em Sobradinho I passou por reformas e instalações de novas estruturas de lazer. Obras fazem parte do programa Brasília, Cidade Parque, que pretende transformar a cidade em capital da área verde


A população de Sobradinho ganhou mais qualidade de vida com a entrega da primeira etapa das obras de implementação e reforma da infraestrutura do Parque dos Jequitibás, em Sobradinho I. Na manhã deste sábado (28), o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou oficialmente a nova estrutura, que já está sendo utilizada pelo público.

A iniciativa faz parte do programa Brasília, Cidade Parque, criado pela atual gestão com o objetivo de implantar, em parceria com instituições públicas e privadas, 69 parques ecológicos e 22 unidades de conservação no DF, de forma sustentável. Na primeira fase do Jequitibás, foram aplicadas duas compensações ambientais e florestais de construtoras que atuam na capital, em um investimento de R$ 600 mil.

“Estamos entregando o quarto parque dentro do programa. Fizemos reformas importantes, que dão vida ao parque, preservam o meio ambiente e proporcionam qualidade de vida à população. Aqui os moradores de Sobradinho poderão desfrutar de um ambiente agradável para convivência com a família e os amigos. Isso é saúde!”, destacou o governador Agnelo Queiroz, reafirmando o compromisso do governo com os processos de compensação ambiental, esquecidos pelos governos anteriores.

Entre as melhorias, realizadas junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), estão a reforma de espaços já existentes e a oferta de novas possibilidades de lazer. Para o secretário Eduardo Brandão, a proposta do programa Brasília, Cidade Parque vai elevar o nome de Brasília.

“Esse é o modelo que a Brasília pode mostrar ao país e ao mundo: o de uma cidade que já implementou o conceito de economia verde, tendência nos dias de hoje. Estamos pensando globalmente e agindo localmente”, enfatizou Brandão.

O presidente do Ibram, Nilton Reis, ressaltou a agilidade das obras, concluídas em menos de seis meses. “A reforma teve início no final de outubro e já entregamos a primeira etapa. Sem dúvida teremos mais ações, não apenas em Sobradinho, mas em todo o Distrito Federal, para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Nova estrutura – O Parque dos Jequitibás possui 11,2 hectares e foi criado para ajudar na preservação da fauna e da flora da região, criando condições para a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, situado dentro do parque.

Nesta primeira fase foram reformados locais como a sede administrativa, o anfiteatro (que ganhou bancos e um fundo de palco), as quadras de esporte e os playgrounds, com a instalação de equipamentos mais seguros e produzidos em madeira. A quadra de basquete foi totalmente restaurada e o cercamento do parque foi complementado.

A população conta, ainda, com novidades como uma pista de skate de alto padrão, construída conforme as normas da Federação do Skate do Distrito Federal e Entorno. Uma estrutura apropriada para a prática do esporte era uma demanda antiga das crianças e dos jovens de Sobradinho.

Um novo estacionamento, pavimentado com bloquetes que facilitam a absorção da água pelo solo, também foi instalado no parque. A área de convivência recebeu uma cobertura, a fim de garantir proteção contra o sol e a implantação do circuito inteligente de ginástica. A unidade ainda passará por outras obras, entre elas as de manutenção dos espaços e de revitalização do Ribeirão Sobradinho.

Conquista - Durante a cerimônia de inauguração, o parque estava movimentado. Crianças, jovens e adultos de todas as idades faziam exercícios, brincavam ou passeavam pelo local. A administradora de Sobradinho, Maria América Bonfim, disse que o momento é de celebração de uma vitória.

"Quando assumi, em janeiro do ano passado, havia muitas reclamações das pessoas em relação ao estado do parque. Então fomos contemplados no programa Brasília, Cidade Parque. Estamos muito felizes, pois aqui a comunidade terá lazer completo, com esporte, cultura e, ainda, preservação ambiental", disse.

Satisfeito com a pista de skate, o estudante Gabriel Rocha, de 14 anos, destacou a comodidade como um dos principais benefícios das obras. "Antes andava de skate no Guará. Agora ficou mais fácil, já que moro perto. A pista é a melhor que tem, pois é lisa e tem ótima aderência. Venho aqui três dias na semana", contou Gabriel, que pratica o esporte há dois anos e pretende se profissionalizar.

O securitário Eustáquio Araújo, de 40 anos, estava com os filhos João Victor, de 11 anos, e Pedro Luccas, de 2 anos. Para ele, a nova estrutura significa mais qualidade de vida para os moradores de Sobradinho e os visitantes. "Estávamos tristes, com uma sensação de abandono. Agora está tudo ótimo. Após a revitalização do ribeirão o parque ficará 100%", opinou Eustáquio, que frequenta o parque aos sábados.

(*) Fotos Roberto Barroso

Nenhum comentário