RECENTES

SAÚDE: Rumo a cidade saudável

Diante de uma carência comunitária na área de saúde, médicos da região de Sobradinho II, elaboraram um projeto para melhoria do atendimento á população objetivando a facilitação e acesso aos serviços públicos...

Apresentação do Projeto
A necessidade do projeto surgiu após conversas entre o médico sanitarista, Dr.Walter Gaia, que faz atendimentos no Centro de Saúde Nº 03 e a Diretora Social da Administração Regional de Sobradinho II, Maria Luzia.

Dr.Walter que possui uma larga experiência em atendimento á população, vem observando, há algum tempo, as dificuldades enfrentadas pelos líderes comunitários e grupos organizados da cidade que trabalham em atividades de atendimento á população, em ter acesso aos serviços públicos, muitos deles sempre pedindo favores de porta em porta, na tentativa de solucionar seus problemas.

Baseando-se no artigo 196 da Constituição Brasileira de 1988, onde está definido que “A Saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas.” Deixando claro o entendimento de que a qualidade de vida resulta da convergência de vários fatores que formam um amplo leque de políticas – partindo do saneamento, da habitação, da educação e da cultura até as políticas voltadas para a geração de renda e emprego.

Com a intenção de alcançar à meta de integração desses grupos, que desenvolvem ações junto à comunidade, aos órgãos governamentais para o melhor atendimento a população e com a participação da Administração Regional no comando deste processo, surgiu a idéia de realizar um encontro que desse início a este processo.

Após esta primeira ideia, foi marcada uma reunião na Administração Regional de Sobradinho II com representantes de vários setores da Administração e de alguns órgãos que prestam serviço a comunidade, onde se vislumbrou a possibilidade de implantarmos este projeto, baseado no Programa do Ministério da Saúde, Município Saudável, com o objetivo de formar em Sobradinho II, o conceito de Cidade Saudável.

Em uma segunda reunião, realizada na sala de reuniões da Administração Regional de Sobradinho II, foi explanada uma exposição pelo Dr. Walter Gaia demonstrando que na história da medicina, as doenças são secundárias as condições de vida do ser humano, foram vistas imagens que dizem mais que mil palavras, fotos de comunidades em condições subumanas, esgoto a céu aberto, barracos de madeirite, natureza destruída, encostas de rios ocupadas e água poluída, denunciando que ali vivem pessoas doentes e, não precisamos fazer nenhum esforço para imaginar tal situação, em contra partida uma cidade arborizada, com saneamento básico, casas de alvenaria bem estruturadas e boa condição de higiene, coleta de lixo e etc., nos dá o diagnóstico de uma cidade saudável.

Portanto decidimos despertar na nossa comunidade o desejo de se tornar uma cidade saudável através de políticas públicas, união dos líderes comunitários e grupos organizados que juntos poderão lutar e conquistar benfeitorias para toda a sociedade moradora de Sobradinho II.

A partir dessas reuniões, decidimos realizar o Iº Encontro de Integração Social para darmos início a um processo de articulação da comunidade e órgãos do governo para discutirmos a situação da comunidade e juntos procurarmos soluções e planejar estratégias para atingir o objetivo de integração.

Fonte Kelly Fernandes,fotos ADM SOB II/Maiores informações: 3453-9333

Nenhum comentário