RECENTES

EXCLUSIVO: Festa no Ginásio de Esportes










PEIXE FUTSAL É TRI-CAMPEÃO DO DF


Um chocolate com sabor de invícto, foi a impiedosa goleada de 7X1 sobre a equipe da Universidade Católica no último dia 14 de outubro aqui no monumental Ginásio de Esportes de Sobradinho, em jogo válido pela finalíssima do Campeonato Brasiliense de Futsal edição 2011.

O massacre de bola na rede começou logo aos 03 minutos de jogo, com um gol de Rafael, que voltou a marcar aos 16 e levou o placar de 2X0 para o intervalo.

De volta para a segunda etapa, aos 03 minutos, na cobrança de uma falta, Nickson marcou e diminuiu para a Católica, que até ameaçou uma pequena reação que durou até aos 07 minutos, quando Budião marcou o terceiro e, jogando fácil contra o adversário que não oferecia resistência, o Peixe marcou o seu quarto gol aos 33 minutos com o ala Munin.

Com a desvantagem de 03 gols contra, aos 35, a UCB optou pelo jogo de goleiro-linha que bem marcado pela retaguarda do Peixe, tomou mais 03 tentos com o gol aberto, Rafael aos 36, Cássio aos 37 e Thiago aos 39 fecharam o placar dilatado, que garantiu a conquista do título de forma invicta.

Alguns registros:



Amadorzão 2011 – Quartas de Finais
EMPATE DE 1X1 NO CLÁSSICO DE ABERTURA


KOSMOS

ABARKA

Um jogão de bola disputado palmo-a-palmo, foi o embate que aconteceu no dia 30 de outubro no campo da quadra 09, abrindo as quartas de finais do Campeonato Amador 2011, que tem a participação das 08(oito) melhores equipes pontuadas na primeira fase da competição.

Distribuídas em 02 chaves “A”: Asteka, Colina, Aveso e Minas: “B”: Vila Nova, Abarka, Kosmos e Bahia, elas estão jogando entre si dentro do próprio grupo e as duas melhores pontuadas classificarão para as semifinais que serão realizadas no dia 27 de novembro, na forma de mata-a-mata assim distribuídas: 1°”A”X2°”B” e 1°”B”X2°”A”. As duas vencedoras da fase, farão a finalíssima no dia 04 de dezembro.

Há de se ressaltar que na semi e na finalíssima, se o jogo empatar no seu tempo normal, a decisão acontecerá nas cobranças de penalidades máximas. Resultados da 1ª rodada 30-10: Kosmos 1X1 Abarka; Bahia 2X1 Vila Nova; Aveso 4X1 Colina e, Minas 2X1 Asteka.

PRÓXIMOS JOGOS:

SEGUNDA RODADA / DOMINGO DIA 06/11.
QUADRA 09 AS 09:00 ASTEKA X AVESO
QUADRA 09 AS 11:00 ABARKA X BAHIA
QUADRA 15 AS 09:00 COLINA X MINAS
QUADRA 15 AS 11:00 VILA NOVA X KOSMOS

TERCEIRA RODADA / DOMINGO DIA 13/11

QUADRA 09 AS 09:00h KOSMOS X BAHIA
QUADRA 09 AS 11:00h ASTEKA X COLINA
QUADRA 15 AS 09:00h VILA NOVA X ABARKA
QUADRA 15 AS 11:00h AVESO X MINAS

SOBRADINHO PERDE E ADIA A POSSÍVEL CLASSIFICAÇÃO

Jogando bem e desperdiçando as oportunidades de fazer o gol, o Leão foi derrotado pelo Santa Maria nesta terça 01-11 pelo placar de 1X0 lá no Estádio Bezerrão no Gama.

Com a derrota, a equipe da Serrana jogou fora a oportunidade de se conquistar o título maior da série “B 2011, sem se depender de outros resultados. A equipe do Luziânia já está com 27 pontos, vai para o seu ultimo compromisso jogando em casa contra o Brazlândia na ultima rodada dia 13 do corrente e se vencer o jogo chegará aos 30 e o Sobradinho que está com 23, se vencer os seus dois últimos compromissos que serão contra o Bolamense domingo dia 06 lá no Rorizão em Samambaia e contra o Cruzeiro aqui no Augustinho Lima dia 13, só chegará aos 29 pontos. O sufoco para a classificação continua; com a necessidade de vencer um dos 02 últimos compromissos.

DO SOBRADINHENSE PARA O ATLÉTICO GOIANIENSE


Arthur Sales

O garoto bom de bola e bom na escola de 16 anos de idade, que começou a carreira vitoriosa no Internacional com o Professor Singo e, há 02 anos integra a forte equipe do Sobradinhense aqui na Serrana, subiu de produção, encantou os olhos dos formadores de talentos e dos amantes do esporte-rei e atualmente rola a sua bola nas fileiras brilhantes do Atlético Goianiense. Pelo bom porte físico, habilidade, determinação e liderança, é uma promessa rápida para os grandes centros do futebol brasileiro e mundial.

PERFIL DO ATLETA


Marcus Daniel Alves Ferreira
Nascimento: 08/07/1998


O atleta Marcus Daniel Alves Ferreira, do CEFAL – Centro de Formação de Atletas Laerte, está conosco desde o ano de 2007. Durante todo este tempo teve (e tem) como treinador Gileno Alves dos Santos que a pedido da editoria de esportes deste jornal, elaborou este perfil.

Atleta de enorme vigor físico e privilegiada altura para a sua idade, utiliza muito bem estes dois aspectos, além de contar com enorme potencial técnico. Essas características, aliadas a sua dedicação aos treinamentos, o levaram a ser aprovado na equipe do São Paulo Futebol Clube onde hoje realiza testes a cada três (3) meses para avaliações e posterior alojamento.

Sempre utilizado pelo treinador Gileno na posição de meia-armador, tanto pelo lado esquerdo como pelo direito, neste segundo semestre de 2011 resolveu atuar na cabeça de área (orientação dada pelos profissionais do São Paulo) e recebeu total apoio do seu treinador, pois suas qualidades também o qualificam para isso.

Certamente se esse atleta mantiver seu potencial e buscar cada vez mais aprimorar suas qualidades, além de manter com seus futuros treinadores a atenção e obediência que mantém com seu atual treinador, certamente chegará ao profissional.

O trabalho sério e dedicado do seu treinador e a aplicação de Marcus Daniel nos treinamentos e jogos o levou a conquista de vários títulos que relacionamos abaixo, temos a certeza de que muitos outros ainda virão e como seria gratificante para o Marcus (e demais atletas) se este grupo (ou pelo menos parte dele) que está junto desde fevereiro de 2007 pudesse continuar esse trabalho por mais tempo.

Ano de 2007
: (1º) Copa Dente de Leite de Futebol – Promoção JR Promoções – Campeão Invicto. (2º) Campeão Invicto do Torneio Shopping Sobradinho. Artilheiro da competição. Gols marcados no ano: oito (8).

Ano de 2008: (1º) Copa Pan-Americana de Futebol de Guararapes – São Paulo – Campeão Invicto. Não marcou gols neste ano.

Ano de 2009:
(1º) Vice-Campeão da Copa do Vale do Paranapanema – Colorado – Paraná. (2º) Campeão da Copa AGAP / DF – Brasília / DF. (3º) Campeão Invicto da 1ª Copa RECORD de Futebol – Brasília / DF. (4º) Vice-Campeão da Copa Dente de Leite de Futebol – Promoção JR Promoções. Gols marcados no ano: doze (12).

Ano de 2010: (1º) Campeão da I Copa Eco-Turística do MERCOSUL – Rancharia – São Paulo. (2º) Campeão Invicto da II Copa Orizona de Futebol – Orizona – Goiás. (3º)

Campeão Invicto da I Copa Pires do Rio de Futebol – Pires do Rio - Goiás. (4º)

Campeão Invicto do Campeonato de Sobradinho – Promoção ASFI – Sobradinho / DF. Gols marcados no ano: nove (09).

Ano de 2011 (até outubro): (1º) Campeão Invicto da 1ª Copa de Ouro de Futebol de Morrinhos – Morrinhos – Goiás. (2º) Campeão Invicto da 1ª Copa Inhumas de Futebol – Inhumas – Goiás. Gols marcados (até outubro) no ano: sete (07).

Referência no Esporte e na Formação de Talentos
CENTRO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA


Alguns registros do último Festival 04/07/2011

Através do seu Núcleo de Desportes e Integração Comunitária, Órgão Público vinculado à Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal sob a responsabilidade da Diretoria Regional de Ensino de Sobradinho atende a mais de 800 alunos da Rede Pública de Ensino e da Comunidade em Geral e, tem se destacado dentre as demais Cidades Satélites pela qualidade profissional dos seus professores e pelo surgimento de valores individuais e coletivos nas diversas modalidades esportivas oferecidas pelo Projeto.

No Atletismo, monstros sagrados como Carmem de Oliveira, Hudson dos Santos, Solange Cordeiro, Rafael Fontinele (em memória), Alexandre Coutinho e outros com inúmeros títulos entre eles, Sul-Americano e participações em Olimpíadas, começaram aqui e, como destaques atuais, além de Caio Sena que está no auge nacional e internacional e a Marizete Moreira Bi-Campeã da Maratona Internacional de São Paulo, o CID detém em suas fileiras, inúmeros destaques como Alex Sandro, Max Batista, Elienay Pereira, Cléia da Cruz, Diego Ferreira e muitos outros que contemplam a Cidade e que são promessas para um futuro bem próximo.

As demais modalidades oferecidas: Basquetebol, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática e Ginástica nas Quadras, também são competitivas, de brilhantes apresentações e de espetaculares exibições em Festivais, Desfile Cívico e Militar em Sobradinho e na Esplanada dos Ministérios por ocasião do feriado de 07 de setembro, assim como aconteceu em 2010 e 2011, com os grupos de Ginásticas Rítmicas e Acrobáticas.

A Coordenadoria do Centro de Iniciação Desportiva da Cidade funciona no Teatro de Sobradinho de 2ª a 6ª feira das 8:00 as 12:00, das 14:00 às 18:00h e atende pelos telefones: 3901-6792/ 3901-6798.

Com matrículas abertas ao longo do ano letivo, o Centro de Iniciação Desportiva de Sobradinho oferece gratuitamente as seguintes modalidades:

Modalidade/Local/Dias/Professores

Atletismo - Estádio Augustinho Lima - Segundas,quartas e Sextas-feiras - Valtinho / Sena

Basquetebol - Igreja Cristã Evangélica Q. 10 - Segundas,quartas e Sextas-feiras - Demétrius

Futebol Campo Sintético ao lado do Shopping Sobradinho - Segundas,quartas e Sextas -feiras - Alex

Futsal Módulos da Q 06 - Segundas,quartas e Sextas-feiras - José Flávio

Ginástica Rítmica - Ginásio de Esportes - Segundas,quartas e Sextas-feiras - Margareth/Cristiana

Ginástica Acrobática - Ginásio de Esportes - Segundas,quartas e Sextas-feiras - Bruna/Márcia Janeth

Voleibol - Ginásio de Esportes - Segundas,quartas e Sextas-feiras - Vera

Ginástica nas Quadras - Ginásio de Esportes, CEF 05 Quadra 10 e Sobradinho-II - Segundas,quartas e Sextas-feiras - Alexandre e Jurandir

GINÁSTICA RÍTMICA


Prof.Cristiana e Margareth
A Ginástica Rítmica ou G.R. é uma modalidade especificamente feminina, encanta pelo fato de aliar-se a arte potencial do movimento expressivo do corpo, com a técnica da utilização ou não de aparelhos a ela característicos, somados a interpretação de uma música. Um dos objetivos da Ginástica Rítmica é ajudar no desenvolvimento dos domínios cognitivos, afetivos e sociais. É fundamentada no aprimoramento dos movimentos naturais do ser humano, no aperfeiçoamento de suas capacidades psicomotoras e no desenvolvimento das qualidades físicas e do ritmo, sendo uma forma de manifestação artística e expressiva.

O CID de Ginástica Rítmica funciona no Ginásio de Esportes de Sobradinho desde 1999 sob a regência da professora Margareth Cardoso e a partir de 2009, criou –se um novo pólo com a professora Cristiana Aguiar e, com isso conseguimos ampliar o atendimento para 250 alunas.

Todos os anos acontece o Festival Regional de Ginástica Rítmica de Sobradinho, com o público aproximado de 2000 pessoas. O CID de GR participa de festivais e torneios a nível regional, desfiles cívicos do aniversário de Sobradinho e do 07 de setembro.

No segundo semestre 2011, o CID de GR participará da Copa Brasília de Ginástica Rítmica com aproximadamente 100 ginastas, e do Festival da Universidade Católica .No dia 02 de dezembro acontecerá o Festival Cultural 2011de Sobradinho . Compareçam!!!

*Professora Cristiana Soares Aguiar


GINÁSTICA NAS QUADRAS

Profs. Alexandre e Jurandi
O ser humano para estar em equilíbrio na sua saúde hoje em dia, é necessário estar com a sua vida social, mental, espiritual, afetiva e física em harmonia. No passado bastava o equilíbrio entre a saúde mental e física, pois o homem não tinha uma vida social, espiritual e afetiva tão prejudicada como hoje em dia. Pensava-se que o ser humano era dependente apenas da sua parte física e mental para ter uma boa saúde.

Neste cenário atual é que a ginástica nas quadras entra em ação na vida dos seus praticantes. O praticante melhora a sua condição física através do fortalecimento das articulações, músculos e ossos. O coração melhora sua condição de bombear sangue para todas as partes do corpo e com muito mais economia de batimentos e o pulmão a sua capacidade de trocar os gases na respiração. Na parte mental trabalha a coordenação motora, psicossomático, alem de melhorar a parte fisiológica do corpo para responder melhor e superar problemas como doenças,stress,controle hormonal, problemas do dia-a-dia.... A parte afetiva e social acontece no relacionamento entre os praticantes, aumenta os laços de amizades e vida social através da própria pratica da ginástica como também nas atividades extras como: Passeios, festas, apresentações e palestras que fazem parte do programa ginástica nas quadras. Já na parte espiritual é conseguida a “paz interior” após uma sessão de ginástica e um dos motivos é hormônio endorfina que é liberado na pratica de atividades físicas como a ginástica. Portanto convido a toda a população de sobradinho a praticar esta atividade no Centro de Ensino Fundamental 05 e no Ginásio de Esportes. Todas as segundas, quartas e sextas, as 18:00 h no ginásio e as 19:20 h no centro de ensino fundamental 05.

*Professor Alexandre Henrique Lucena

GINÁSTICA ACROBÁTICA


Prof. Márcia e Bruna
A (GAC) é um desporto que une acrobacias, ginástica de solo e dança. Um outro aspecto a ser considerado é a possibilidade de se trabalhar coletivamente, incorporando qualidades individuais em benefício do grupo. O projeto de GAC começou em Sobradinho em 2009 com o objetivo de contribuir para a formação, a iniciação e o alto rendimento de atletas na modalidade de Ginástica Acrobática para compor seleções e representações locais, regionais, nacionais e internacionais. Nossos ginastas são atuais campeões brasiliense na categoria trio e estão em busca de um bom resultado no Torneio Nacional que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro no Ginásio do Cruzeiro. O projeto é coordenado pelas Professoras Margareth Cardoso, Marcia Janete Colognese e Bruna Helena Altoé.

*Professora Bruna Altoé


BASQUETEBOL


Prof.Demetrius
Criado pelo Professor de ACM Sr.Naishmith que visou uma atividade que o atleta pudesse correr no inverno em Ginásios, já que nessa época, só existia o voleibol.

O Basquete desenvolve agilidade, rapidez de raciocínio e tomada de decisão, disciplina e domínio próprio.

O CID Basquetebol de Sobradinho atua com crianças e adolescentes, da faixa etária de 07 a 17 anos, promovendo lazer de qualidade e desenvolvimento dos educandos, além de participar ativamente da Liga de Basquete de Brasília nas categorias Sub-12 e Sub-13 masculino e feminino. Vale lembrar, que os meninos estão classificados e vão participar das finais que vão acontecer neste mês de novembro.

*Professor Demetrius Lopes da Silva


VOLEIBOL


Prof. Vera Lúcia

O Voleibol é um esporte bastante conhecido no mundo todo, e não apenas no Brasil. Inventado nos Estados Unidos da América por William George Morgan, com o objetivo de criar um esporte que não houvesse contato físico, para evitar os riscos de lesões. Dentro das qualidades físicas que são desenvolvidas com a prática do voleibol, podemos citar:A agilidade e a coordenação motora.

O CID Voleibol Sobradinho funciona no Ginásio de Esportes, atendendo crianças e adolescentes de 07 a 17 anos nas segundas, quartas e sextas-feira nos turnos matutino e vespertino e, nosos alunos participam de vários torneios em todas as categorias, obtendo excelentes resultados.

O Projeto é da Secretaria de Educação com a parceria dos amigos do volley, proporcionando qualidade de vida para as crianças e adolescentes da nossa Cidade.

*Professora Vera Lúcia Saldanha M. Carlos

FUTEBOL

Prof. Alex Ribeiro
É o desporto mais popular do mundo com a participação ativa de milhões de pessoas que praticam nas suas mais variadas categorias e competições.

Aqui no CID de Sobradinho, a modalidade que envolve crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, acontece às segundas, quartas e sextas-feiras no Piso Sintético da Quadra 14 nos períodos matutino e vespertino. A prática esportiva do futebol como instrumento educacional contribui com a formação do indivíduo, desenvolvendo aspectos afetivos, cognitivos e sociais.

A formação de equipes nas suas várias categorias para a participação em jogos amistosos e em competições locais tem contribuído com a freqüência e com o comprometimento dos alunos nas aulas teóricas e práticas.

Jogos amistosos em 2011- equipes: Internacional, Vasco, CFZ, São Paulo, SESI, Grêmio, Santos e Flamengo.

Competições: Bi-Campeão da Taça de Prata-ASFI Campeão Mirim e Infantil do Inter-CIDS

FUTSAL

Prof. José Flávio
O Centro de Iniciação Desportiva – CID de Sobradinho, funciona desde 2009 nos módulos esportivos da quadra 06, sob a responsabilidade do prof. José Flávio da Silva, ao lado da Escola Classe 01 e do CEF 03, atendendo a comunidade e, principalmente aos alunos destas duas escolas públicas.

O objetivo principal do CID é despertar e desenvolver o esporte Futsal nos diversos níveis de aprendizado, desde a iniciação até a formação de equipes, que participam dos diversos torneios e campeonatos da cidade e demais localidades do Distrito Federal. Com participação nos Jogos Escolares do Distrito Federal nas categorias sub 14 e sub 17. Proporcionando a cada um uma experiência de vida e vivência dentro do esporte.

As inscrições estão abertas durante todo o ano e podem ser feitas no NDEIC, que funciona no Teatro de Sobradinho.

*Professor José Flávio da Silva


ATLETISMO


Prof. Sena e Valtinho

É um conjunto de esportes constituído por cinco modalidades: corrida, lançamentos, arremeso, Marcha Atlética e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância e a Marcha Atlética, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

O QUE É O CID?
Fundado em 1983, tem como objetivo revelar novos atletas para o atletismo de Sobradinho, Brasília e Brasil. O CID-ATLETISMO DE SOBRADINHO, já revelou os seguintes campeões sul-americanos: CARMEM OLIVEIRA, SOLANGE CORDEIRO, GIANETTI SENA, ALEXANDRE COUTINHO, JOSÉ NILTON RODRIGUES, HUDSON SOUZA E RAFAEL FONTINELLI, CAIO SENA, MARIZETE MOREIRA, ALEX SANDRO. QUEM PODE FAZER PARTE DO CID? Todos os alunos da rede oficial e particular com idade a partir de 8 anos. ONDE FUNCIONA? No Estádio Augustinho Lima (Frente a Rodoviária de Sobradinho).
QUAIS OS DIAS QUE FUNCIONA? Funciona todos os dias a partir de 07:50 hs pela manhã com o professor SENA e às 16:00 hs com o Prof VALTINHO. AGORA TAMBÉM A NOITE (NO ESTÁDIO AUGUSTINHO LIMA SEG.-QUARTA E SEXTA ÀS 20:15Hs).

BENEFÍCIOS NA PRÁTICA DE ATLETISMO

Fatos: A pessoa que faz de 20 a 30 minutos de atividade física moderada, de 3 a 5 vezes por semana, obtém os seguintes resultados:

• Diminui a pressão no sangue;
• diminui a taxa de LDL (mau colesterol), que se deposita nos vasos; aumenta o colesterol HDL ( colesterol bom), que se liga às partículas de gordura e as leva para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos;
• diminui os sintomas clínicos de ansiedade, tensão e depressão;
• diminui o depósito de gordura no corpo;
• aumenta a capacidade de trabalho aeróbico;
• aumenta o funcionamento do coração;

*Professor João Sena


COORDENAÇÃO


Prof. Jorge Moreira

Em visita à nossa redação, o experiente professor que é formado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco e oriundo de escola pública (Ginásio de Sobradinho), com trabalhos realizados no Caic, Júlia Kubstheck, Centro de Ensino Médio 01 (Ginásio) e no Centro Educacional 03, além da brilhante trajetória em equipes profissionais de futebol de Brasília (Sobradinho, Taguatinga, (Brasília Campeão em 1984), (Tiradentes campeão em 1998), (Guará campeão em 1996) e, com passagem pelo futebol na América Central (Costa Rica); disse que se sente lisonjeado e muito feliz por estar à frente do trabalho desenvolvido pelo Centro de Iniciação Desportiva, em parceria com a Administração Regional, Lions Clube de Brasília/Sobradinho, Amigos do vôlei e empresários locais.

Coordenar um trabalho desenvolvido por um grupo de profissionais do mais alto gabarito em todas as modalidades desportivas (atletismo, futebol, futsal, basquetebol, voleibol, ginástica nas quadras, ginástica ritmica e ginástica acrobática), além de atender em média 1.200 alunos e pais da comunidade, é motivo de satisfação e do dever cumprido pela oportunidade de trabalhar no desenvolvimento da cidade em que moramos e devemos todo o sucesso e progresso profissional da nossa carreira de servidor público.(concluiu)

Por João Timóteo(texto e fotos)Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário