RECENTES

CULTURA: Professora de Sobradinho II lança livro de poesias


Suely Rocha já mostrou que tem a poesia correndo pelas veias

A escritora e poetisa Suely Rocha está com novo livro na praça. Trata-se de “Fala, Poeta”, publicado pela Editora Veloso, onde a autora reuniu uma seleção especial de seus mais recentes trabalhos poéticos.

Mas o que vem a ser poesia de fato? Poesia, na verdade, é uma exteriorização de sentimentos. Se o texto não tem sentimento, não passa de um amontoado de palavras. Por isso, há que se destacar, nesse contexto, o papel primordial da figura da autora que busca sempre nos brindar com belas páginas poéticas.

Suely Rocha já mostrou que tem a poesia correndo pelas veias, sempre escrevendo de forma despojada, porém, impregnada do mais puro sentimento.

Com esse novo trabalho, a autora nos apresenta uma forma diferente de ver o mundo, a partir da ótica de uma operária braçal da palavra, onde, com seus versos diáfanos e cristalinos nos mostra que a vida é muito mais que os nossos olhos possam ver.

PERFIL DA AUTORA


Suely Rocha nasceu na cidade de Estreito (MA), no dia 26 de dezembro de 1970. Filha do casal Cícero da Silva Rocha e Luzia Mota da Rocha.

Após uma convivência com as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em 1994, ingressou na vida religiosa, na Casa de Formação, em São Luís do Maranhão, sendo transferida, mais tarde, para o noviciado em Caturaí (GO), para estudo e aprofundamento da vocação religiosa.

Em meados de 1998, após longa reflexão, decidiu retirar-se da vida religiosa, vindo residir em Divinópolis do Tocantins, onde trabalhou como bibliotecária por dois anos na Biblioteca Municipal Jaime Câmara.

No período de 2001 a 2010, trabalhou na Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley, como bibliotecária, desempenhando atividades de incentivo à leitura e no Laboratório de Informática.

Sua estréia no mundo da literatura aconteceu em 2002, quando participou do I Concurso de Poesias e Crônicas Tocantinenses, promovido pela Fundação Cultural do Tocantins, conquistando o segundo lugar com a poesia “O Brasil que eu quero”.

Pela Editora Kelps, de Goiânia (GO), publicou dois livros de poesias: “Asas da Liberdade” (2006) e “Semeando Palavras Colhendo Poesias” (2008). Em 2009, teve sua poesia “Em nome da liberdade” classificada com Destaque no VI Concurso Newton Braga de Poemas, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras.

É graduada em Psicopedagogia pelo IGEP (Instituto Gênesis de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), conveniado com as Faculdades FTB e UNICESP de Brasília/D.F , e em Tecnologias em Educação (Lato Sensu), pela Coordenação Central de Educação (CCEAD) da PUC-Rio, (SEED/MEC)

Integra o quadro de Membros Correspondentes da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Cachoeirense de Letras. Atualmente é professora na Escola Classe Morro do Sansão, em Sobradinho/DF.

Fonte: Surgiu.com.br/Blog Clipping Sobradinho II

Nenhum comentário