RECENTES

EDUCAÇÃO: Estudantes do DF selecionados para intercâmbio nos EUA


Sete alunos do CIL de Sobradinho, selecionados para ir a Washington, buscam recursos para realizar intercâmbio

Após um ano de espera, sete alunos do Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho (CIL), selecionados pelo projeto Embaixadores da Esperança, estão a poucos dias de partir para Washington. O intercâmbio nos Estados Unidos será realizado entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro. Apesar da ansiedade para embarcarem ainda faltam recursos para a realização do sonho dos jovens.

Desde setembro de 2010 alunos, direção e professores do CIL de Sobradinho realizam ações, como a venda de crepes e rifas, para arrecadar dinheiro para que Stéfanie Ribeiro (17), Francisca Aparecida de Santana Dantas (15), Yanca Santos Costa (15), Wislane Limeira Teixeira Pinheiro (17), Ana Carolina Ramos Soares (15), Maxwell de Oliveira Cardoso (17) e Fernanda Xavier possam custear os gastos na terra do Tio Sam.

Com a ajuda da comunidade, de algumas empresas locais e de artistas plásticos, os estudantes já conseguiram malas e as passagens de ida e volta para os Estados Unidos, além do passaporte, que foi parcelado. Mas ainda faltam recursos para custear o visto de permissão para que eles possam entrar no país norte-americano.

“Ainda precisamos de cerca de R$ 6 mil para custear gastos com os vistos, o traslado dos alunos, gastos de emergência com saúde e outras eventualidades”, afirmou o diretor do CIL de Sobradinho Tibyriçã do Valle Júnior. Ele afirma ainda que a troca de experiências é muito importante para os alunos, que realizarão uma apresentação para alunos de Washington, DC.

A entrevista para a aquisição do visto está marcada para o próximo dia 6 de outubro, por isso todos correm contra o tempo para que o valor necessário para pagar por ele seja arrecadado.

“Não podemos parar”

Segundo a coordenadora do projeto Lia Takahashi, o objetivo é ampliar a visão de mundo dos alunos contemplados. Lia afirma ainda que são vários os frutos alcançados pelos intercâmbios. “Alguns dos alunos que participaram do programa se formaram professores, médicos, advogados, odontólogos. Temos ainda alunos que trabalham em emissoras de TV, outro que mora em Los Angeles (EUA) e um que hoje trabalha conosco”, afirmou Lia, se referindo a Brian Prado, que hoje é Embaixador da Esperança.

“Desta vez nós [da coordenação] também vamos. Fomos convidados pelos Companheiros das Américas – órgão responsável pelos intercâmbios de alunos de Washington para Brasília e vice e versa – e aproveitaremos para correr atrás, para que o projeto não pare”, ressaltou Lia, ao lembrar que os intercâmbios ocorrem de dois em dois anos, e que são os professores e alunos que devem obter os recursos para a viagem.

Expectativa toma conta dos alunos

Selecionados entre 300 candidatos de todos os níveis de aprendizado da língua inglesa, os alunos já imaginam como serão recebidos entre os norte-americanos.

“Seremos a sensação, o centro das atenções, por isso queremos despertar neles o interesse pelo Brasil”, afirma Maxwell.

Para não fazer feio, os alunos estão tendo aulas extras duas vezes por semana. O resultado deste tempo extra, dedicado ao aprendizado, é o que quer testar Yanca. “Quero ver o que aprendi e minha fluência ao conversar com eles”. A ideia também é compartilhada por Francisca, que quer “aprender mais sobre o inglês”.

Assim como os alunos devem trazer na bagagem novas experiências, eles também querem deixar um pouco do Brasil em Washington. “O projeto tem o objetivo de trocar cultura e é isso que iremos fazer lá”, diz Weslene. Já Stéfanie afirma que não quer criar expectativas, por acreditar “que os Estados Unidos sejam diferentes dos filmes”.

Todos são unânimes em um ponto: querem quebrar tabus. “Queremos mostrar que o Brasil é mais do que futebol e carnaval”, completa Stéfanie.

Os interessados podem entrar em contato com a organização pelos telefones 3901-4099 e 3901-4096 e pelo endereço eletrônico thibyra@gmail.com

Embaixadores da Esperança

O projeto Embaixadores da Esperança foi uma iniciativa da professora Annie Miller, membro do Comitê de Washington-DC, como resultado de sua participação no programa de Desenvolvimento Internacional de Liderança dos Companheiros das Américas, patrocinado pela Kellogg Foundation.

O primeiro intercâmbio ocorreu em 1997, quando o Companheiros das Américas encaminhou à extinta Fundação Educacional do Distrito Federal proposta para a realização do Intercâmbio, sendo à época, convidado a participar o Centro de Ensino Granja das Oliveiras, que no mesmo ano recebeu a visita de seis alunos e três professores americanos. Em 1998, enviou para visitar Washington-DC, seis alunos e três professores.

Em 2002 e 2004, ocorreram outras duas edições do projeto, com as participações dos Centros Interescolares de Línguas de Taguatinga e Gama, onde outros 12 alunos e quatro professores brasileiros, foram beneficiados com a viagem à Washington/DC e, outros 12 alunos e 3 professores americanos, vieram à Brasília.

Na IV edição, ocorrida em 2008, houve a participação dos Centros Interescolares de Línguas – CIL 02, e CIL Ceilândia, onde, desta vez, oito alunos e dois professores das escolas citadas, viajaram a Washington/DC.

Em sua V edição, o intercâmbio será realizado entre estudantes do CIL Sobradinho.


Por Suzano Almeida - foto Pedro Ventura / Agência Brasília

Nenhum comentário