RECENTES

CINEMA


Veredas: 11 anos de CCBB Brasília.

Joel Pires*

A árvore parecia morta. Mas uma estranha seiva nutria seus galhos. Um corte não foi suficiente para derrubá-la. A cicatriz é troféu de sobrevivência. Resistir à aridez do solo revigora os frutos.

Vai até o dia 30 de outubro a programação “CCBB em Cartaz”, comemorando o 11º aniversário do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. Trata-se da segunda edição da mostra, que acontece em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Quem é o dono da “caderneta”? Vale a pena conferir a seleção do que há de melhor em produção audiovisual ainda não exibida na capital. É “Tempo de Mudança”! Aproveite “Antes que o Mundo acabe”. Veja “Belair” e “Esses Amores”. Surpreenda-se com “Estranhos Normais”. As imagens são belas e assustadoras para quem recupera a capacidade de ver. “Ilusões Óticas”? Navegue em “Submarino”. Apertem os cintos: é “Saturno em Oposição”.

Tudo isso tem acesso livre no Cine Brasília, tradicional reduto do cinema de qualidade. Um broto surge desafiadoramente em solo de pedra. A velha árvore renova sua folhagem. É primavera. A rosa drummondiana renasce. Eta Grande Ser Tão...

Centro Cultural Banco do Brasil

O acesso é universal. Conheça o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). A inclusão deve ser física, humana e digital (visite a página na internet: www.bb.com.br). O espaço fica próximo à Ponte JK. É possível ver os arcos, brancos e luminosos. O endereço é nobre e democrático. Todos podem ir. A programação é variada: música, cinema, teatro, biblioteca e exposições. Há obras de arte internas e externas, permanentes ou itinerantes. À primeira vista, o ambiente parece elitista, sofisticado, mas agrada a um público variado, de norte a sul. Muitos shows são gratuitos e mostras de cinema têm entrada franca. Filmes, espetáculos, palestras fomentam a discussão e o acesso ao saber, por meio do diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento. A temática é transdisciplinar e o alvo é o seu olhar.


Por Joel Pires (texto e foto) Especial para o Jornal de Sobradinho

Nenhum comentário