RECENTES

TEATRO: Grupo Andaime estreia montagem teatral a partir de inspiração poética do universo feminino


No espetáculo Poéticas urbanas, as atrizes do grupo Andaime criaram cenas que nasceram do blog Entreaberta

*Mariana Moreira


Surgida nos corredores da Universidade de Brasília (UnB) há cinco anos, a companhia teatral Andaime elegeu olhar para o próprio umbigo, no bom sentido, na hora de construir seu terceiro trabalho. Depois de passear por influências de Beckett e por escolher a rua como habitat natural, o coletivo focou sua atenção nos textos de uma de suas atrizes. Desde 2007, a escritora e atriz Patrícia Del Rey mantém o blog Entreaberta, e, debruçados sobre esses registros, mas não tão fiéis a ele, os atores construíram o projeto de encenação batizado de Poéticas urbanas, que envolve o lançamento de uma compilação de textos de Patrícia, uma oficina de poesia e apresentações teatrais que, de hoje ao dia 29 de setembro, estarão em cartaz em Águas Claras, em Taguatinga, em Sobradinho e no Plano Piloto.

O espetáculo, com ares de performance, não se prende à obrigação de contar uma história. “São poesias que viraram temas de pequenas cenas”, explica Tatiana Bittar, uma das diretoras. Para conectá-las, eles usam o que chamam de transições, elos entre uma e outra, preâmbulos de preparação.

Antes de começar a participação, por exemplo, uma das atrizes se dedica, durante um longo tempo, a plantar flores no concreto. “São cenas isoladas como se fossem uma caixa de poesia”, afirma Márcio Menezes, que divide a direção com Tatiana.

O que dá unidade à proposta são os temas. Bebendo na inspiração de Patrícia, Poéticas urbanas trata, por uma ótica feminina (e quase feminista, defende ela), das novas formas de amor nos tempos virtuais, da distância, da insatisfação constante, dos dilemas enfrentados pelas mulheres e de sua forma de se relacionar com Brasília. “Existe uma coisa muito acentuada do feminino. São cinco atrizes em cena e eu, o enxerido”, destaca Menezes, que passa boa parte da performance usando um fraque branco, com buquê de flores na mão e máscara de cachorro. A colega de direção explica: “A forma como falamos do homem quase o transforma em um objeto de desejo, de consumo, de escárnio. Não há muito lugar para ele em cena”, diz Tatiana.

Espaços das cidades

Para abordar temas tão contemporâneos inseridos no contexto da cidade, a companhia elegeu a geografia local como cenário ideal. Todas as montagens serão em lugares públicos e abertos, tendo elementos urbanos como composição de fundo e transeuntes no papel de figurantes. Alguns elementos são essenciais, como postes de iluminação pública e estacionamento amplo. As cenas se passam entre cinco carros, que ainda servem de camarim e depósito para o elenco. Além da presença dos atores, filmagens são exibidas em alguns momentos. Em outra transição, Menezes lê notícias de jornal e comenta com os espectadores.

A direção da peça também tem suas peculiaridades. Tatiana Bittar foi responsável pelo primeiro trabalho da Andaime, batizado de (Des)esperar, e Márcio Menezes comandou a segunda montagem da companhia, Serpentes que fumam. Na terceira investida teatral, eles uniram esforços e pretendiam a direção de Poéticas urbanas. Fizeram um cronograma de realizações, leituras e improvisações. Mas durante o processo, perceberam que as atrizes queriam participar ativamente e decidiram mudar o esquema. O elenco foi dividido em duplas e ganhou um prazo de duas semanas para levantar textos e estudar cenas. Depois, todos apresentaram suas propostas e alinhavaram o texto final.

Livro e oficina
Além da série de performances em cidades do Distrito Federal, Poéticas urbanas inclui o lançamento de uma compilação de textos da autora Patricia Del Rey, do blog Entreaberta. O encontro com os leitores será amanhã, a partir de 19h30, no Rayuela (CLS 412, Bloco B, loja 3 - 3245-4335). Outra atividade prevista é a oficina de Poesia Falada. A próxima edição será em Águas Claras, de 30 de setembro a 2 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail:curtocircuito@andaimeciadeteatro.com.br

POÉTICAS URBANAS
Hoje, às 19h e às 21h, na Avenida Araucárias, lote 1525, na praça do Edifício Metrópole, em Águas Claras. Dia 27, às 18h30 e às 19h30, entre as quadras 6 e 8, em frente à Agência da Receita Federal de Sobradinho. Dia 28, às 18h e 20h, no Sesi de Taguatinga (QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte; 3355-9500). Dia 29, às 19h e às 21h, no estacionamento próximo ao novo Clube do Choro, mais próximo da Asa Sul. Entrada franca.

Por Mariana Moreira/Programe-Se

Nenhum comentário