RECENTES

SAÚDE: HRS inaugura Ludoteca nessa sexta-feira

*Antônio Caetano da Silva

A Regional de Saúde de Sobradinho inaugura nessa sexta-feira (16), às 10h30, uma moderna Ludoteca, equipada com brinquedos e livros pedagógicos, que vai ser utilizada pelo Programa de Atendimento às Vítimas de Violência, PAV, da SES/DF.Todos os recursos para implantação da unidade foram doados pelo Instituto Sabin, através de parceria com o HRS. O Sabin contribuiu ainda com o mobiliário e outros equipamentos. A Ludoteca vai funcionar em uma sala, localizada no prédio da CEB, ao lado da Administração Regional, onde funciona também o PAV- Programa Sempre Viva.

O combate à violência que não respeita idosos, crianças e mulheres ganha assim mais um aliado. A parceria com o Instituto Sabin vai proporcionar às vítimas da violência, encaminhados pelo hospital e unidades básicas de saúde, da Regional, um atendimento de qualidade, que vai ser ministrado por uma equipe multiprofissional, composta por um Psicólogo, um Enfermeiro e dois Assistentes Sociais. O PAV é também responsável pelo treinamento dos servidores do hospital, postos e centros de saúde, que aprendem a lidar com violência através de cursos de curta duração aplicados em diversos períodos.

A coordenadora do Programa no HRS, a assistente social Maria de Fátima Machado Vale da Silva informa que as atividades do PAV iniciaram há um mês e já existem 15 pacientes cadastrados, que estão recebendo tratamento psicológico. “As formas de violências mais comuns identificadas pelo programa são negligência e violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, com prévio agendamento. O acolhimento das vítimas da violência se dá às terças-feiras, no período da manhã.

Informações sobre o funcionamento do programa estão sendo passadas pelo telefone celular 85481729, até a instalação de uma linha direta, ou ainda, no antigo prédio da CEB (Companhia de Eletricidade de Brasília), ao lado da Administração Regional de Sobradinho, onde o Programa atende.

Por Antônio Caetano da Silva/ blog aliastpadua.com.br

Nenhum comentário