RECENTES

GTOP, COM SUAS APREENSÕES COMBATE O CRIME E GARANTE A SEGURANÇA




Em Sobradinho II, GTOP 33, faz mais uma apreensão no combate ao tráfico de drogas na cidade.

*Ferreira Santos

Quem acompanha o trabalho da Polícia Militar do DF já deve ter notado através da imprensa seja ela televisiva, rádio, impresso, sites de notícias e blogs, que um grupo de policiais militares vem fazendo a diferença a alguns meses no combate ao crime no Distrito Federal. Com profissionalismo e ações surpresas, o combate ao crime ganhou um aliado na proteção a sociedade e serve como estímulo a outros policiais militares. Na verdade é que não dar para ignorar à dedicação que os homens de cinza vêm demonstrando a cada dia em favor da segurança pública nas cidades do DF.

Não me refiro a SWAT, FBI, BOPE, mas ao GTOP. Grupamento Tático Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal. Sem querer mexer no brilho dos demais policiais da corporação é claro.

Em evidência na antiga mídia e na nova mídia os integrantes dos Grupamentos Táticos Operacionais (GTOP) vêm fazendo a diferença no combate ao crime no Distrito Federal. Todos os dias são feitas no DF, diversas apreensões de armas, drogas, prisões de foragidos da justiça, acusados de roubo, homicidas e latrocidas. Crimes que ocorrem diariamente nas ruas do Distrito Federal, onde a maiorias destas prisões ou apreensões são feitas por equipes do GTOP, que recebem elogios até mesmo de outras unidades de elite da PMDF.

Um bom exemplo vem do Grupamento Tático Operacional do 13º BPM da Polícia Militar de Sobradinho. Trabalhando em conjunto com o serviço de inteligência do Batalhão, o GTOP 33, é o responsável pela maioria das apreensões de arma de fogo e drogas na cidade. O destaque fica com a equipe chefiada pelo subtenente Valtencir, que por sua graduação bem que poderia estar atrás de uma mesa assinando papéis, porém trocou tudo isso, para correr atrás de infratores da lei.

APREENSÃO: A equipe, que além do Subtenente Valtencir também é composta pelo cabo Carneiro e Soldados Alysson Xavier e Flávio, estava de plantão na noite de segunda-feira (12/09).Quase madrugada de terça-feira (13/09) a equipe passando por uma esquina da Ar 10, conjunto 11, de Sobradinho II, constatou que o silêncio e a tranqüilidade do patrulhamento foi quebrado. Os policiais visualizaram dois homens em atitude suspeita. Um gesto, um olhar desconfiado, um movimento foi bastante para os integrantes do GTOP 33, perceberem que os dois jovens faziam algo errado.

Os suspeitos foram abordados pelo GTOP 33, que encontrou com eles, 16 pedras de Crack e R$ 183,00 reais. Os dois homens, um de 20 e outro de 18 anos respectivamente, confessaram aos policiais, que estavam comercializando a droga. Levados para a 35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II, a dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Caso sejam condenados os dois, que não tinham antecedentes criminais poderão pegar de 5 a 15 anos de reclusão.

A equipe do subtenente Valtencir, após o término de mais um flagrante de apreensão de drogas retornou ao Batalhão, também chamado na linguagem policial de ponto zero ou base. A equipe se desfez, pois já passava das 3hs da madrugada e o descanso é merecido até o próximo plantão onde o combate ao crime deve continuar..

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho.

Nenhum comentário