RECENTES

Caminhada na Natureza valoriza produtos regionais

O circuito de Sobradinho terá uma edição comemorativa no dia 6 de agosto, com visitas a propriedades de agricultores familiares e degustação de produtos da região

No dia 6 de agosto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) promove uma edição comemorativa da Caminhada na Natureza em Sobradinho. Com o slogan “Conheça as delícias da sua região”, o circuito recebe há quase um ano visitantes apaixonados por trilhas e pela gastronomia.

Durante a caminhada de 7,5 km os participantes aprendem sobre as plantas frutíferas do Cerrado e sua importância para a culinária e identidade local. O percurso também inclui visitas às agroindústrias de doces, de compotas, de embutidos e de defumados.

Segundo a turismóloga da Emater-DF, Clarissa Valadares, a caminhada proporciona ao turista um momento de integração com a natureza e de resgate da identidade rural.

Além de permitir a vivência dos diversos processos agropecuários junto aos agricultores familiares. “É uma oportunidade de conhecer a história e a forma de viver de cada família, que ficam somente a 45 quilômetros da arquitetura e urbanismo da capital do País”, diz Clarissa.

No sábado (6), a concentração da caminhada será no Sítio das Neves, no núcleo rural Ribeirão, do produtor familiar Valdemar das Neves. O credenciamento será feito das 8h às 9h. Para a pré-inscrição, basta enviar um e-mail para caminhadacircuitosobradinho@gmail.com, com nome, telefone e RG.

No local, os inscritos receberão uma cartilha, com a catalogação das plantas frutíferas encontradas na trilha, e um informativo com algumas receitas gastronômicas. Genipapo, manga, cagaita, guariroba, siriguela, mangaba, jatobá e mangaba são algumas das frutas que os participantes vão conhecer.

Talentos do Brasil Rural - Recentemente, o circuito passou a fazer parte do projeto Talentos do Brasil Rural, que vai qualificar empreendimentos localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014 para que possam oferecer atividades diversificadas aos turistas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial. Dessa forma, os produtores da região serão preparados para prestarem serviços aos turistas e ofertarem produtos diferenciados ao mercado turístico.

Programação
1. 8h – 9h – Concentração e credenciamento no Sítio das Neves, do produtor rural Valdemar das Neves - fornecedor de leite da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas).
Café da manhã com produtos da Copas e sucos de frutas da região;

1. Visita à Fazenda Pedreira, do agricultor Paulo Lemos, com degustação de queijo e derivados;

2. Parada na agroindústria Três Palmeiras, da produtora familiar Josa, com colheita de frutas do pé e degustação de doces;

3. Visita à agroindústria Rabicó, de Mary Gomes, com degustação de defumados de carne suína e opção de almoço.
Valores: Será cobrada pequena taxa de visitação de acordo com cada propriedade visitada. O almoço, bem como as degustações, é opcional.

Veja como chegar ao Sítio das Neves:
http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=209573820281653659879.0004a90c54bfdcaeb32d9&msa=0&ll=-15.502815,-47.949228&spn=0.039369,0.0842

Maiores Informações:

Assessoria de Comunicação (Ascom)
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF — EMATER-DF
SAIN, Parque Estação Biológica, Asa Norte, Brasília-DF
(61) 3340-3002
www.emater.df.gov.br

Um comentário

Anônimo disse...

Esta é mais uma oportunidade inigualável para os visitantes adquirirem conhecimento e desfrutarem do que o ambiente rural proporciona. De modo, que o Distrito Federal desenvolva seu potencial e oferte um produto turístico de imensurável valor .