name='content'> ]]>

RECENTES

URGENTE: EMBARCAÇÃO AFUNDA COM MAIS DE 90 PESSOAS NO LAGO PARANOÁ


Barco que afundou neste domingo com 92 pessoas, sendo 80 convidados e 12 tripulantes chama-se Imagination

*Ferreira Santos.

Informações preliminares de fontes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil dão conta que uma lancha afundou por volta das 20h52 deste domingo (22) próximo a ponte JK no lago Paranoá, com cerca de 90 pessoas entre adultos, crianças e a tribulação. Equipes de salvamento e atendimento pré-hospitalar de quase todas as unidades do Corpo de Bombeiros do DF, Polícia Militar e SAMU estão no local. Ainda não há notícias de vítimas fatais.

Por Ferreira Santos(Especial para o Jornal de Sobradinho / foto do barco no site da empresa)

22 comentários

Jornal de Sobradinho disse...

Bombeiros contam 88 resgatados com vida até agora

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 88 vítimas foram resgatadas com vida no naufrágio no Lago Paranoá neste domingo (22/05) até às 23h. O único óbito confirmado até o momento é um bebê de seis meses. A embarcação afunfou próximo à Ponte JK por volta das 20h e estava com 80 pessoas mais 12 tripulantes.

Fonte Correio Braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Familiares lotam entrada de clube em busca de informação

Vários familiares de vítimas estão indo para a frente da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade), onde o Corpo de Bombeiros montou a base da operação de resgate, em busca de informação. No entanto, não estão sendo autorizados a entrar. Apenas os chamados pelo Corpo de Bombeiros ingressaram no clube. Até o momento, quase todos que estavam no barco sobreviveram e estão sendo encaminhados para o Hospiral de Base para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Apenas um bebê de 6 meses faleceu.

Fonte Correio Braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Pânico pode ter tirado estabilidade do barco e causado acidente

Segundo uma vítima que se salvou, Jéssica Yzi, 20 anos, quando todos perceberam que a embarcação estava afundando foi uma correria desesperada para a proa (frente) da embarcação. "Quando todo mundo foi para um lado, a parte de trás levantou e o barco começou a afundar mesmo", relembra.

Por Fábio Monteiro/CB

Jornal de Sobradinho disse...

Barco que afundou no Lago Paranoá chamava-se Imagination

Barco que afundou neste domingo com 92 pessoas, sendo 80 convidados e 12 tripulantes chama-se Imagination. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma embarcação de festa afundou no Lago Paranoá na noite desde domingo (22/05), por volta das 20h. O barco teria ido a pique próximo da Ponte JK. Para entrar no evento o ingresso custava R$ 65. "O barco, com 150 metros quadrados é construído e equipado segundo as normas da marinha mercante, garantindo, assim, toda segurança a seus passageiros", diz o site da empresa.

Fonte Correio Braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Há exato um ano Lago Paranoá foi palco de outro naufrágio

Não é a primeira vez - e talvez não será a última - que o Lago Paranoá é palco de tragédias na capital federal. Exatamente há um ano, na madrugada do dia 22 de maio de 2010, uma lancha de pequeno porte naufragou entre a QL 15 e a Ponte JK e matou duas irmãs, Juliana e Liliane Queiroz de Lira. As outras nove pessoas que estavam a bordo conseguiram se salvar. Um laudo do Instituto de Criminalística da Polícia Civil concluiu que a embarcação estava superlotada.

Em janeiro de 2010, um barco com dois pescadores também afundou próximo à "Prainha", no Setor de Mansões do Lago Norte, e causou a morte de Vagner Pitambeira, de 28 anos. O amigo escapou nadando até a margem. Em maio de 2008, uma colisão envolvendo uma lancha e um pequeno barco perto do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, acabou matando o capitão do Exército Luiz Antonio de Matos, 30 anos. De acordo com a Marinha, o piloto da lancha não viu o outro barco. A bordo estavam dois homens e uma mulher, que acabou tendo traumatismo craniano. Os dois rapazes que estavam na lancha não se feriram.

A irresponsabilidade de banhistas e navegantes no Lago Paranoá também é causa de acidentes. Em novembro de 2007, o sargento reformado da Polícia Militar Ismar Lopes de Oliveira morreu ao ser atropelado por uma lancha próximo ao Clube Recreativo e Esportivo dos Subtenentes e Sargentos (Cresspom), no Setor de Clubes Norte. Ele mergulhava para retirar lixo do fundo do lago e, mesmo tendo sinalizado o local com bóias, acabou sendo atropelado por um condutor que não tinha habitação.

Uma semana depois, Edideu Lopes de Oliveira, 22 anos, morreu afogado na Barragem do Paranoá. Ele se afastou da margem mesmo sem saber nadar. O mesmo ocorreu em um domingo no fim de novembro de 2009 com a diarista Leidiana Regina Marchiori da Silva, 21 anos. Sem saber nadar, a jovem entrou na água com amigos, num colchão inflável, para pescar. O colchão acabou virando e a jovem morreu afogada. Dezenas de pessoas morrem afogadas por ano no Lago Paronoá.

por Leandro Kleber/correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Cerca de 54 bombeiros, 4 helicópteros e 17 viaturas trabalham no resgate

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, trabalham no resgate das vítimas do naufrágio do Lago Paranoá 54 bombeiros, 17 viatuturas e quatro helicópteros, sendo dois dos bombeiros, um da Polícia Civil e outro da Militar. Até o momento, dados oficiais dão conta de que haviam 92 pasageiros e 12 tripulantes.

por Victor Martins/correio braziliense

Unknown disse...

Barco que afundou no Lago Paranoá teria saído da Ascade

Segundo informações no site da empresa dona do barco Imagination, que naufragou neste domingo (22/05) no Lago Paranoá, o ponto de partida da embarcação teria sido a Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade), no trecho 2 do Setor de Clubes de Sul. Depois de sair de lá, passou no clube Ícone, onde pegou mais passageiros. A festa era com bebida liberada e a maioria das pessoas, segundo informações das próprias vítimas, estava sem colete salva vidas.

fonte correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Polícia Militar chega ao local do acidente para fazer bafômetro com capitão

Com praticamente todas as vítimas resgatadas, começam as investigações que irão apontar o motivo do acidente. Por volta da 00h05 desta segunda-feira (23/05), dois políciais militares chegaram ao local do acidente para fazer o teste do bafômetro com o capitão que guiava a embarcação que foi a pique no Lago Paranoá.

fonte correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Sem gravidade, seis vítimas chegam ao Hospital de Base

Acabaram de chegar seis vítimas do acidente no Lago Paranoá no Hospital de Base com escoriações leves. Alguns com cortes, dores e luxações. Nenhum deles estava em estado grave.

fonte correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Mãe do bebê morto no acidente do Lago ainda está desaparecida

Segundo informações dos Bombeiros, a mãe do bebê de seis meses morto no naufrágio ainda não foi encontrada. Uma tia da criança saiu da Associação dos Sevidores da Câmara dos Deputados (Ascade) direto para o hospital bastante emocionada e não falou com a imprensa no local.

por Fábio Monteiro/correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

NAUFRÁGIO: Teste de bafômetro com capitão do barco deu negativo

A Polícia Militar realizou o teste do bafômetro com o capitão do barco e o resultado deu negativo. O condutor da embarcação não tinha ingerido bebida alcóolica.

por Antonio Temóteo/Correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

Ascade não tem lista oficial de passageiros que estavam no Imagination

Um boletim oficial divulgado pela Ascade agora há pouco confirma o resgate de 88 pessoas do barco Imagination. No entanto, o texto não revela a quantidade de pessoas que estavam à bordo no momento do acidente, já que não existe uma lista oficial com o número de passageiros. Ainda segundo o boletim, a embarcação saiu do Cota Mil às 19h30 e começou a naufragar às 20h30

por Maria Júlia Lledó/CB

Jornal de Sobradinho disse...

Comandante da embarcação não será indiciado por acidente no Lago Paranoá

O comandante do barco Imagination, Airton Carvalho da Silva, 28 anos, que naufragou no domingo (22/05), prestou esclarecimentos na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul). Segundo o delegado de plantão, Antônio João Dimitrov, ele não será, por enquanto, indiciado por crime algum. Depois de colher depoimento dele, não viu indícios de que o comandante tenha sido o responsável pelo acidente. Apenas no Imagination, o comandante trabalha há dois anos, fora a experiência de ter guiado outros barcos. Existe a possibilidade, porém, de que ele responda a processo administrativo na Marinha, segundo informações do delegado fluvial Rogério Leite.

por Isaías Monteiro / CB

Jornal de Sobradinho disse...

Buscas no Paranoá recomeçam às 6h e número de desaparecidos sobe para oito

Pelo menos oito pessoas podem estar desaparecidas no Lago Paranoá após o naufrágio do barco Imagination, na noite desse domingo (22/5). Entre elas está Valdelice Fernandes, de 34 anos, mãe do bebê João Antônio, de seis meses, que morreu afogado no acidente. O desaparecimento de Valdelice foi confirmado pela tia dela, que também estava na embarcação. Entre estas oitos pessoas desaparecidas também estaria uma menina de 10 anos, segundo informações dos familiares dos passageiros, que estavam em frente ao portão da Ascade durante esta madrugada, aguardando por informações do Corpo de Bombeiros sobre as buscas.

As buscas pelos desaparecidos foram encerradas nesta madrugada e só devem ser retomadas às 6h da manhã desta segunda-feira, ainda segundo os familiares que se encontravam em frente ao portão da Ascade. A informação, de acordo com eles, foi repassada pelo Corpo de Bombeiros.

No início da madrugada desta segunda-feira (23/5), o Corpo de Bombeiros trabalhava com sete pessoas provavelmente desaparecidas. A informação foi divulgada pelo coronel Luiz Blumm, do Corpo de Bombeiros do DF, durante uma coletiva de imprensa.

Segundo o coronel Blumm, ainda não há uma lista oficial com a quantidade de pessoas que estavam na embarcação e, portanto, dos passageiros que ainda não foram localizados. O número oficial foi estabelecido de acordo com informações de quem estava na festa e de parentes que reclamam pelos familiares, informou Blumm.
Até agora 92 pessoas foram localizadas com vida, 11 delas do outro lado da margem do Lago Paranoá, na QL 12 do Lago Sul. A esperança é que esses supostos sete desaparecidos também tenham se deslocado para a outra margem do Lago. No entanto, não está descartada a possibilidade de haver entre eles, outras crianças que não tenham sido localizadas.

Ainda de acordo com o coronel, o barco está a 17 metros de profundidade, com a proa (a parte da frente) ancorada no fundo do Lago Paranoá, posição que oferece risco para os 25 mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que trabalham no caso. Isso porque a embarcação pode virar a qualquer momento. Assim, a busca por desaparecidos está limitada às margens do Lago.

As causas do acidente estão sendo investigadas, mas de acordo com o coronel Blumm isso não é o mais importante neste momento. “O clima agora é de foco total na busca por desaparecidos”, explicou.

Inquérito administrativo
A Marinha do Brasil abriu inquérito administrativo para apurar o acidente. De acordo com o delegado fluvial Rogério Leite, não está descartada a hipótese do comandante da embarcação, Airton Carvalho da Silva, de 28 anos, sofrer medidas administrativas, mesmo ele sendo habilitado para a função.

O delegado informou ainda que o barco passou por uma vistoria em novembro do ano passado e estava com a situação regularizada. Porém há indícios de superlotação, já que o Imagination tinha capacidade para 90 pessoas e pelo menos 104 estavam à bordo, já que 92 passageiros foram resgatados, além da tripulação, que soma 12 pessoas.

Por Isaías Monteiro & Maria Júlia Lledó / correio braziliense

Jornal de Sobradinho disse...

CORPOS PODEM ESTAR PRESOS NA EMBARCAÇÃO

Segundo as autoridades, podem ter corpos presos na embarcação naufragada no Lago Paranoá. Barco será içado nesta segunda-feira (23). Oito pessoas estão desaparecidas, entre elas, uma menina de dez anos. A criança é filha única e não sabe nadar.

Até agora, 94 vítimas foram resgatadas. Cento e quatro pessoas estavam no barco no momento do acidente. As vítimas foram levadas para o Hospital de Base do Distrito Federal(HBDF) e Hospital da Asa Norte (Hran). Todas foram atendidas com hipotermia.

O barco afundou no Lago Paranoá por volta das 21h deste domingo (22). Várias equipes do Corpo de Bombeiros e helicópteros trabalham nas buscas. Trinta mergulhadores estão no local nesta manhã. O acidente aconteceu próximo à Ponte JK.

O Corpo de Bombeiros retomou agora de manhã as buscas por vítimas do acidente. Um bebê, de seis meses, morreu.

Fonte: clicabrasilia.com.br

Jornal de Sobradinho disse...

MERGULHADORES RETIRAM O PRIMEIRO CORPO DO LAGO PARANOÁ

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros acabam de retirar o primeiro corpo de dentro do Lago Paranoá.

O corpo da mulher, ainda não identificada, foi levado para uma embarcação e deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

O corpo da mulher que foi retirado do Lago Paranoá acaba de ser colocado em uma lancha e seguirá para o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros

Essa é a segunda vítima do naufrágio que aconteceu na noite desse domingo (23/5). A primeira foi um bebê de oito meses, que morreu afogado. Passageiros ainda tentaram reanimar a criança, mas ela não resistiu.

Segundo o coronel Negrão, os mergulhadores estão encontrando muita dificuldade na operação de resgate das pelo menos oito pessoas que estão desaparecida. O coronel afirmou que a visibilidade é muito ruim dentro da água. O trabalho, de acordo com ele, fica mais complicado devido a quantidade de compartimentos da embarcação, que muitas cabines e banheiros, além da quantidade de mato e galhos. Ao todo, quatro mergulhadores participam do resgate .

Fonte: correiobraziliense.com.br

Jornal de Sobradinho disse...

Nota oficial

Governador se solidariza com familiares e vítimas de acidente no Lago Paranoá

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, lamenta o acidente ocorrido no Lago Paranoá na noite de ontem (22/05) e se solidariza com as vítimas e suas famílias.

“Considero uma tragédia, uma situação lamentável”, afirma o governador. “O cumprimento das normas de segurança será investigado. É preciso uma análise técnica aprofundada para que os fatos sejam esclarecidos”, declara.

Agnelo Queiroz ressalta o importante trabalho realizado pelos órgãos do GDF e pela população civil que permitiu o socorro da maioria das vítimas.

Jornal de Sobradinho disse...

Bombeiros encontram mais dois corpos no Lago Paranoá

O Corpo de Bombeiros localizou outros dois corpos no Lago Paranoá, no início da noite desta segunda-feira (23/5). Por volta das 18h o corpo de um homem foi encontrado. Pouco depois, uma criança do sexo feminino foi localizada. Às 19h o corpo do homem foi retirado do lago e pouco depois o da menina. Ambos foram encaminhados ao IML.

No total, três pessoas foram encontradas no Lago Paranoá. Ainda no domingo (22/5), dia do naufrágio, um bebê de sete meses morreu a caminho do hospital, totalizando quatro vítimas. Informações preliminares dão conta que o corpo do homem foi encontrado próximo ao local onde Flávia Daniela de Araújo Dornel foi localizada na manhã desta segunda-feira (23/5).

As buscas, que seriam encerradas às 18h, terminaram com a retirada dos corpos do lago e recomeçam às 6h de terça-feira (24/5).

por Saulo Araújo/CB

Jornal de Sobradinho disse...

BOMBEIROS RESGATAM SÉTIMA VÍTIMA DO NAUFRÁGIO

Os bombeiros encontraram o corpo da sétima vítima do naufrágio no Lago Paraboá, na tarde desta terça-feira (24/5). De acordo com o grupo de resgate, o corpo é de uma mulher ainda não identificada pela família. Mesmo com esse novo resgate, o número de desaparecidos do naufrágio ocorrido no domingo (22/5) continua incerto.

Segundo a major Vanessa, chefe da Comunicação do Corpo de Bombeiros, havia a certeza de três desaparecidos, entre eles dois homens e uma mulher.

A dificuldade encontrada está em uma lista de supostos apelidos de desaparecidos. "Temos uma lista com três nomes completos e uma outra com alguns apelidos. Dois deles batem com os nomes que temos. Com isso o número de desaparecidos pode chegar a cinco", disse. Entretanto, segundo ela, apenas três famílias estão reunidas aguardando as buscas por desaparecidos no lago.

Um dos desaparecidos acabou confirmado por um familiar. Robinson Araújo de Oliveira participava da festa com um amigo, que conseguiu se salvar. O pai de Robson, Antônio Carvalho de Oliveira, 62 anos, veio de Goiânia após o telefonema de amigos. Ele reclama da assistência da empresa responsável pela embarcação. "Até agora não fomos procurados por ninguém", lamenta.

Até o momento, cinco pessoas foram retiradas do lago. Na segunda-feira (23/5), o corpo de Flávia Daniela de Araújo Pereira Dornel, 22, foi resgatado pela manhã. No início da noite outros dois corpos foram retirados da água: Vicente Carneiro de Souza Neto, 36, e Ester Araujo de Oliveira, de 10. Nesta terça-feira (24/5), Adail de Souza Borges e Paulo de Melo, 39. No domingo, pouco depois de ser resgatado, o bebê de sete meses João Antônio morreu. No total, seis vítimas estão confirmadas.

Buscas
O número de mergulhadores subiu de 35 para 40 e a equipe trabalha até as 18h. Segundo a major, o Corpo de Bombeiros disponibilizou um número telefônico para contato direto com familiares das vítimas. Ainda segundo a major Vanessa, os objetos que continuam sendo retirados da embarcação devem passar por perícia antes de ser fotografados. Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros já vasculharam uma área de 80 mil metros quadrados no Lago Paranoá durante as buscas. A expectativa é, até o fim da tarde desta terça-feira (24/5), totalizar 100 mil metros quadrados.

Desde o fim da manhã, um capelão católico e um evangélico estão na margem do lago, confortando as famílias. "Os parentes estão muito abalados, principalmente por conta da espera e da falta de informações", afirmou o padre Flávio Ataídes, do Ordinariado Militar do Brasil.

Mariana Laboissière
Roberta Abreu
Fonte: correiobraziliense.com.br

Jornal de Sobradinho disse...

Bombeiros localizam corpo da oitava vítima do naufrágio

A sétima vítima localizada na tarde desta terça-feira (24/5) foi de Valdelice Fernandes, mãe do bebê de seis meses morto no naufrágio. O resgate aconteceu por volta das 17h desta terça, a 150 metros do barco, em local próximo aos que os demais foram encontrados. Segundo os bombeiros, ela estava de calça jeans e camisa branca. O corpo foi encaminhado ao IML e já foi reconhecido pelo marido. O bebê, João Antônio Fernandes Rocha, foi resgatado ainda com vida no domingo, mas morreu pouco depois.

Às 18h20, os bombeiros resgataram mais um corpo na mesma área onde os demais foram encontrados. A oitava vítima é do sexo masculino e deve ser de Robinson Araújo de Oliveira. Ele participava da festa com um amigo que conseguiu nadar até a margem do lago Paranoá na noite de domingo. O corpo foi encaminhado para o IML e ainda não foi identificado por parentes, mas os bombeiros encontraram o documento de identidade de Robinson no bolso da calça do corpo encontrado nesta noite.

Buscas no lago
O grupo de resgate esperava encerrar as buscas por vítimas no Lago Paranoá às 18h desta terça-feira (24/5). No entanto, o trabalho de resgate continuou até as 19h.

As equipes de busca do Corpo de Bombeiros vistoriaram, na tarde desta terça-feira (24/5), todos os compartimentos do barco Imagination. De acordo com a major Vanessa, chefe de Comunicação do Corpo de Bombeiros, a hipótese de que algum corpo esteja dentro da embarcação é pequena.

Informações do Correio Braziliense.

Jornal de Sobradinho disse...

CORPO DE ÚLTIMA VÍTIMA DO NAUFRÁGIO É ENCONTRADO BOIANDO NO LAGO PARANOÁ

Bombeiros encontraram, às 23h desta quarta-feira (25/5), o provável corpo da última vítima do naufrágio do barco Imagination.

Funcionários do Instituto Médico Legal foram chamados à beira do Lago Paranoá para acompanhar a retirada do corpo e encaminhá-lo à unidade do Plano Piloto, onde será realizado o reconhecimento formal da vítima. Se a lista dos bombeiros estiver correta, trata-se do último desaparecido, o garçom Hadmilton José de Oliveira.

Segundo o comandante do grupamento de buscas e salvamento dos bombeiros, coronel Marco Negrão, a vítima foi avistada boiando na superfície do lago, durante uma ronda de rotina feita por dois militares. "A probabilidade do corpo boiar era grande, uma vez que isso acontece, normalmente, dentro de 48 horas após imerso", explicou.
O corpo, que após ser retirado da água foi levado pelos bombeiros para as margens do Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), ao lado da Ascade, estava com calça jeans, tênis e camisa listrada.

por Mariana Laboissière
Fonte: correiobraziliense.com.br

Jornal de Sobradinho disse...

Divulgada lista de mortos em naufrágio no lago Paranoá
Os dados são do IML de Brasília; último corpo foi resgatado na quarta
A Polícia Civil divulgou, nesta quinta-feira (26), a lista com os nomes das nove vítimas do naufrágio ocorrido no último domingo (22) no lago Paranoá, em Brasília (DF). Os dados são do IML (Instituto de Medicina Legal). As vítimas são:
- João Antonio Fernandes Rocha, de sete meses;
- Flavia Daniela Pereira Dornel, de 22 anos;
- Ester Araujo de Oliveira, de 10 anos;
- Vicente Carneiro de Sousa Neto, de 36 anos;
- Paulo de Mello, de 39 anos;
- Adail de Souza Borges, de 45 anos;
- Valdelice de Souza Fernandes, de 36 anos;
- Robinson Araújo de Oliveira, de 29 anos;
- Hadnilton José de Oliveira, de 31 anos.
O corpo de Hadnilton foi resgatado na noite da quarta-feira (25), por volta das 23h, nas proximidades do local em que a embarcação Imagination afundou. De acordo com os bombeiros, ele seria a última pessoa desaparecida.
Informações preliminares apontam excesso de passageiros no momento do naufrágio. Além disso, o barco estaria com a estrutura comprometida por falta de manutenção.
O Imagination afundou uma hora após ter zarpado de um clube. Noventa e três pessoas foram resgatadas com vida. Alguns passageiros já foram ouvidos pela Polícia Civil. Mais pessoas prestarão depoimento sobre o caso nos próximos dias. Agora, os bombeiros vão estudar uma forma de içar o barco do fundo do lago.
Fonte R7 (http://noticias.r7.com/cidades/noticias/divulgada-lista-de-mortos-em-naufragio-no-lago-paranoa-20110526.html)