name='content'> ]]>

RECENTES

Um dia para as mulheres de Sobradinho




Programa Rede Mulher Cidadã se instala na cidade. Oficinas, palestras, shows e atendimentos jurídicos gratuitos marcaram o sábado.

*Gizele Chaves

Sobradinho recebeu sábado (21/05) os serviços jurídicos itinerantes, oficinas, salão de beleza móvel e outras atividades que compõem o programa Rede Mulher Cidadã. O evento aconteceu das 10 às 15h, no Módulo Esportivo da Quadra 06. A ideia foi aproveitar o mês de aniversário da cidade para dedicar esse dia às sobradinhenses. “Foi um dia dedicado à saúde, lazer e esclarecimento das mulheres de nossa cidade. O nosso governo quer desenvolver políticas públicas que atendam as necessidades específicas da mulher”, considerou Maria América, administradora regional.

A secretária da mulher, Olgamir Amância, a professora Simone, diretora da Regional de Ensino de Sobradinho, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) também participaram do evento. Olgamir destacou a importância do programa Rede Mulher Cidadã. “A finalidade é levar o conhecimento às mulheres, fazer com que elas conheçam todos os serviços disponíveis e todos os direitos assegurados a elas. Também desejamos esclarecê-las sobre saúde e violência doméstica, pois só assim vamos conseguir assegurar a igualdade tão almejada por todas nós”, disse a secretária.

Foram oferecidos os seguintes serviços: unidade móvel da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, serviços jurídicos (OAB e defensoria pública), O programa Identidade Cidadã (do Instituto de Identificação da Polícia Civil), àquelas que não possuem ou perderam a documentação, artesanato, apresentações musicais, mala do livro, recreação infantil e esclarecimentos sobre a saúde da mulher e a Lei Maria da Penha. Times de futsal, vôlei e basquete feminino foram convidados para jogar nas quadras de esporte do Módulo e disputaram torneios.

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, lançou o projeto Rede Mulher Cidadã, fruto de uma parceria entre Secretarias, Administrações Regionais e entidades representativas das mulheres. O Programa integra um pacote de medidas que foram previstas para o Março Mulher - agenda de ações com a finalidade de dar visibilidade à luta pela emancipação da mulher. Na verdade, as ações previstas não ficaram restritas ao mês em que se comemora o Dia Internacional, mas se estenderão por todo o ano e para todas as cidades do DF.

Por Gizele Chaves / fotos João Timóteo/JS

Nenhum comentário