name='content'> ]]>

RECENTES

Via Sacra de Sobradinho


Encenação da Paixão de Cristo na cidade emociona 15 mil pessoas

* Juliana Freitas

Já considerado evento tradicional da cidade, que leva ao gramado do campo de futebol da quadra 15 famílias inteiras, grupos de jovens, além de pessoas de religiões e credos diversos, a Via Sacra de Sobradinho já está na sua 17ª edição.

Uma das maiores encenações da Paixão de Cristo no Distrito Federal, que conta com mais de 700 pessoas envolvidas em todo o trabalho (organização, produção e atuação), é também umas das que recebe maior público – depois da encenação que ocorre no Morro da Capelinha, em Planaltina – estiveram no local cerca de 15 mil pessoas.

Na apresentação de Sobradinho são encenadas as 15 estações desde o julgamento de Jesus Cristo até a crucificação. Segundo Eufrásio Pereira da Silva, coordenador-geral da Via Sacra da cidade, somente em Sobradinho há as bigas – carros de combate que eram utilizados pelos romanos. Neste ano também houve uma apresentação da Campanha da Fraternidade e uma queima de fogos de artifício de dez minutos, ao fim da encenação.

As arquibancadas não foram suficientes para os milhares de espectadores do evento. Por isso, os moradores da cidade saíram de casa preparados: levaram bancos, cadeiras e toalhas para sentarem no gramado e também se preveniram do sol com bonés e sombrinhas. Vendedores ambulantes venderam água, sucos, refrigerantes, pipoca e doces caseiros, entre outras guloseimas.

A representação da morte e ressurreição de Cristo é preparada primordialmente pelos fiéis que freqüentam a Paróquia Imaculada Conceição, localizada na quadra 13. A Via Sacra tem a ajuda de um grande número de comerciantes da cidade, além do apoio da Administração Regional de Sobradinho, GDF e de moradores da cidade. A administradora de Sobradinho, Maria América Menezes, acompanhou toda a atividade, que teve início com a celebração de uma missa na Paróquia.

Por Juliana Freitas( Texto e foto)ASCOM/ADM REG SOB I

Um comentário

J.Castello disse...

A redação correta seria: "Que leva ao poeirão do campo de futebol da quadra 15", e não gramado, pois grama já não existe ali a muito tempo.