RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Começa vacinação contra gripe

323 mil pessoas devem procurar doses em mais de 150 postos até o dia 13 de maio

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada de 25 de abril a 13 de maio. Desta vez, além dos idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde e povos indígenas, a vacinação será ampliada também para gestantes e crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos.

O público alvo é formado por 323.430 pessoas e a meta é imunizar pelo menos 258.744, que corresponde a 80% dos que devem tomar a vacina. A campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza. Estudos mostram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. A vacina só não deve ser aplicada em pessoas com reação anafilática prévia, alérgicas a ovo de galinha, que apresentaram reações graves a doses anteriores e portadores de doença neurológica. Quem estiver com febre deve adiar a vacinação.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará todas as salas de vacinação de rotina, nas regionais de saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado, 30 de abril, será o dia de mobilização nacional e, por isso, 151 postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h. Haverá também duas equipes volantes que atenderão à população com dificuldade de comparecer aos postos nos dias úteis.

Serão distribuídas 353.500 doses de vacina contra a influenza. Os telefones do disque saúde – 160 – e do disque idoso – 0800 644 1401 – estarão à disposição para informações e para agendamento de vacinação domiciliar de acamados. A vacinação nos asilos e instituições de idosos será feita a partir de hoje (25/04), seguindo calendários específicos das regionais de saúde.

Infecções respiratórias formam um conjunto de doenças comumente relacionadas a idosos e crianças, sendo o vírus da influenza responsável por 75% dessas infecções. A campanha, uma das principais formas de prevenção, reduz as internações hospitalares, a mortalidade e os gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Influenza

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garanta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, com o comprometimento das vias aéreas superiores, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mialgia e cefaléia. Podem ocorrer complicações como otites, sinusites e bronquites. Os casos graves de Influenza em geral estão associados à síndrome respiratória aguda grave, que pode levar à morte.

Essas complicações são mais comuns entre os idosos, pessoas com história de patologias crônicas ou outros grupos de maior vulnerabilidade, que contribuem para a elevação das taxas de morbimortalidade, como gestantes, indígenas e crianças.

Acesse o link abaixo para visualizar a Lista de Postos ou click no título deste artigo

http://www.saude.df.gov.br/sites/100/163/00009983.xls

Nenhum comentário