name='content'> ]]>

RECENTES

PROGRESSO E EXCLUSÃO


* Joel Pires

Copérnico1 inaugurou a modernidade. Esse cientista, autor da teoria do Heliocentrismo, rompeu com a tradição milenar da cosmologia aristotélica. A Terra não é mais o centro do universo. "Nem o homem!" E agora? O que fazer com nossa vaidade? Aonde nos leva a presunção? Que caminhos a humanidade percorre? O progresso tecnológico e científico é um atalho seguro? O que nos reserva o futuro? Nossos olhos já se abriram? E, se sim, o que nos ilumina?

Indagações, questionamentos: a dúvida pode ser a resposta para as questões da atualidade. Um leque de opções se abre à nossa frente. Liberdade é o que nos apresenta. Escolhemos a todo instante o rumo a seguir e nem nos damos conta da importância desse processo. O poder está em nossas mãos, mas é necessário exercitá-lo. A democracia é o instrumento que nos garante a decisão. Assim, a capacidade de escolha é nossa conquista e responsabilidade.

Carta, telégrafo, telefone, televisão, computador, fumaça. O papel, a máquina e o fogo estão à disposição de todos. Fogo simbólico, é bom esclarecer. Metaforicamente, a fumaça chama a atenção. O mundo tem acesso aos meios de comunicação. No entanto, não é raro o isolamento e a segregação. Temos espaço e voz. Entretanto, às vezes nos calamos. O silêncio também comunica. Calar-se pode ser a resposta diante do inexplicável, da tragédia, do desatino. Todavia, a injustiça se prolifera diante da resignação. A manifestação é nossa obrigação, e não apenas escolha. É preciso conversar, agir, gritar.

Apesar de todo o progresso que vivemos, ainda se morre de sede, de fome e de dengue. Virar uma tampa e impedir o acúmulo de água é uma ação tão importante quanto uma descoberta científica. Evitar uma morte é tão valioso quanto formar um doutor. Mas há doutores se negando a salvar vidas! Uma consulta médica, dependendo da especialidade, pode ultrapassar trezentos reais por alguns minutos de atendimento. E se o especialista for renomado, haja cifra! Sobrevive quem pode pagar.

A ironia é que os melhores médicos estudaram em universidades públicas, custeadas por nós. Aquele que morre no corredor, esperando atendimento ou equipamento, pagou o profissional que seleciona sua clientela. Essa seleção não segue o critério da preservação da vida humana, mas se dá na lógica do lucro.

Que ciência é essa que se constrói com base na exclusão?
1- Segundo a Wikipédia, Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.

(*) Joel Pires é colaborador do Jornal de Sobradinho/ foto google images.

Nenhum comentário