RECENTES

CIDADE: Dia 2 de abril: Pré-Conferência de Cultura da Cidade de Sobradinho


O objetivo é acolher as demandas dos artistas locais e comunidade para universalizar o acesso às políticas culturais.

No dia dois de abril, a partir das 14h, no Teatro de Sobradinho, vai acontecer a Pré-Conferência de Cultura da cidade. O evento é fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e Administração Regional. A finalidade do encontro é promover o debate entre artistas, produtores, gestores, investidores, comunidade e representantes dos mais diversos segmentos culturais de Sobradinho e criar uma política de cultura para a cidade. As inscrições para participar do evento podem ser feitas até 72h antes do dia da Pré-Conferência pelo site da Secretaria (www.sc.df.gov.br) ou na sede da gerência de cultura da Administração, localizada na Galeria de Arte Vincent Van Gogh, quadra 08, Área Especial.

O governo Agnelo, por meio de Secretarias, Administrações e demais órgãos, propõe uma gestão descentralizada em todos os âmbitos. Não poderia ser diferente com a cultura, que é um bem comum e, portanto, deve ter diretrizes e metas formuladas com a participação coletiva. As Pré-conferências, que acontecem em cada cidade satélite, têm o objetivo de reunir pessoas que proponham estratégias para o fortalecimento da cultura, consolidação dos sistemas de participação popular e previsão orçamentária que contemple todas as cidades. Cada cidade vai apresentar as resoluções de suas respectivas Pré-Conferências na Plenária final da III Conferência de Cultura do DF.

A democratização da cultura é uma preocupação da equipe que administra Sobradinho. “Nós queremos incluir a cidade no calendário dos grandes eventos culturais, incentivar e valorizar a produção artística local e acolher aquilo que a cidade tem como demanda para criar um plano de cultura que seja democrático. A Pré-Conferência é o cenário ideal para ouvir os desejos e necessidades da comunidade artística da cidade”, esclareceu a administradora, Maria América.

A pauta da Pré-Conferência é a seguinte:
•Abertura com apresentação artística de representante(s) da cidade
•Apresentação do Ante-projeto de Lei do Sistema de Cultura do Distrito Federal
•Análise e discussão em grupo para a enumeração das prioridades para o biênio 2012/2013. São 4 os eixos de discussão: 1. Diversidade, descentralização e democratização da cultura; 2. Economia da cultura; 3. Patrimônio cultural e arquitetura e 4. Formação e intercâmbio cultural.
•Eleição do Conselho Regional de Cultura
•Eleição de delegados(as) para a plenária final da 3ª Conferência de Cultura do Distrito Federal. (Eleição de um(a) delegado(a) para cada 10 presentes na Pré-Conferência).

Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio vai acontecer a Plenária Final da III Conferência de Cultura do DF. Local: Museu da República.

Por ASCOM/Gizelle Chaves

Nenhum comentário