RECENTES

CIDADE: Secretário de cultura visita Sobradinho


O objetivo da vinda foi o de conhecer melhor os pólos culturais da cidade

O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, esteve dia(15/02) em Sobradinho. Com a finalidade de estabelecer parcerias com a secretaria, a administradora, Maria América, junto a membros da Administração Regional, levou Hamilton para conhecer os principais pontos de cultura da cidade. Também esteve presente o pró-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) do Distrito Federal, Wilson Conciani.

Incluir Sobradinho no calendário dos grandes eventos culturais é a meta da Administração da cidade. Para tanto, é preciso revitalizar os espaços já existentes, criar outros e solucionar a ausência de políticas para a cultura. Hamilton Pereira destacou a importância de criar um plano estratégico para a área. “É preciso aliar a imaginação, porque a arte é criatividade, a projetos consistentes, de fomento à cultura local”, disse.

O grupo partiu da sede da Administração Regional e visitou locais como o Pólo de Cinema e a Galeria de Artes Vincent Van Gogh, onde também funciona uma biblioteca pública. Dentre as principais metas decididas durante a visita estão a de transformar o Pólo de Cinema em uma escola tecnológica na área de produção audiovisual e a de revitalizar a praça Santos Dumont, localizada na quadra 08, e transformá-la em centro para recepcionar distintas manifestações culturais.

Foi discutida ainda a criação de uma Casa de Cultura, onde artistas locais poderão expor seus trabalhos, fazer apresentações e participar de cursos e palestras. Descentralizar o acesso aos bens artísticos é a principal meta da secretaria e objetivo da Administração. Sobradinho é uma cidade que possui grupos tradicionais de cultura popular e artes plásticas. O Centro de Tradições Populares, criado pelo consagrado Seu Teodoro do Bumba-meu-boi, é um dos exemplos da tradição artística da cidade. Por causa do Bumba, Sobradinho é conhecida internacionalmente.

fonte ASCOM/Gizele Chaves-foto divulgação

Nenhum comentário