name='content'> ]]>

RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA / VIDEO : Moradores de Sobradinho estão apreensivos com a dengue


A pergunta de todos é: Adianta fazer a prevenção ao mosquito que transmite a doença dentro de casa, se o DF está cheio de mato?

Em Sobradinho, o mato alto está por todos os lados. Num depósito de gás abandonado, o capim se mistura com o lixo e alguns objetos acumulam água parada. E o governo só deve começar a campanha de combate ao mosquito transmissor da doença na semana que vem.

“Ao redor desses matos, não tem quem aguente. Não tem quem possa andar por essas faixas porque o mato está terrível”, conta a dona de casa Maria de Lurdes. “Esperamos que seja feita uma poda com urgência desse mato. Está a ponto de causar um acidente”, acrescenta o comerciante Ivo Jacob Júnior.

No ano passado, o DF registrou 20.300 casos da doença - aumento de 1.025% em relação a 2009. Em 2010, foram confirmadas sete mortes por causa da dengue. As regiões com mais registros da doença foram Planaltina, Asa Norte e Itapoã. Para tentar não repetir esses números, nos próximos dias, a Secretaria de Saúde vai lançar uma campanha de combate à dengue.

Para os moradores, no entanto, não basta só conscientizar a população para os cuidados dentro de casa, se do lado de fora do muro a sujeira e o mato se acumulam. “O mato é um foco de dengue constante porque a gente não sabe o que tem aí dentro”, afirma o contador Edson Barbosa.

A Operação Casa Arrumada da Novacap está sendo feita em todo DF. Ao todo, 1.150 máquinas e três mil homens trabalham na retirada do lixo, corte de grama e tapa buracos. A Novacap segue um cronograma de trabalho e, em Sobradinho, a limpeza deve começar nos próximos dias.

OBS: CLICK NO TÍTULO DESSE ARTIGO PARA ASSISTIR O VÍDEO EM ANEXO

fonte Lívia Veiga / Manoel Lenaldo - Bom dia DF/ TV GLOBO- Foto google images

Nenhum comentário