name='content'> ]]>

RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Alerta para áreas que são consideradas de alto risco em Sobradinho


Na semana passada, o secretário da Defesa Civil do DF, Paulo Roberto Matos, sobrevoou Brasília para detectar e mapear as principais áreas de risco de enchentes no DF. Segundo ele, 26 áreas são consideradas de alto risco, entre elas, Chácara Boa Vista, Varjão e Vila Rabelo, em Sobradinho, onde atualmente vivem 150 famílias que correm alto risco.

“A secretaria está reunida para encontrar uma solução urgente para essas famílias, mas a principio a solução será a evacuação destas famílias”, destacou o secretário, reiterando que a prioridade será para os lugares em que as famílias correm risco de morte.

Memória
Em 2008, a Defesa Civil determinou que 400 pessoas que viviam na região da Fercal, em Sobradinho II, abandonassem suas casas por causa das enchentes. Na ocasião, o governo transferiu as famílias para Samambaia.

AÇÕES

Período chuvoso:
Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Pós- período chuvoso:
Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
Cuidado com a água que for beber: veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;
Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados;
Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.


Fonte Tribuna do Brasil

Nenhum comentário