RECENTES

RELIGIÃO: Grupo Jovem Católico Imago Dei da Paróquia Bom Jesus com atuação na Comunidade São Vicente de Sobradinho, comemora 20 anos


História - No ano de 1990 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima surgiu o grupo Imago Dei com o propósito de evangelizar o jovem através do jovem. O primeiro encontro foi o marco inicial dessa evangelização. Ao longo desses anos, muitos jovens puderam experimentar o amor de Cristo em suas vidas e construir laços concretos de amizade, pois somos fundamentados no amor do Cristo Salvador. A sede de evangelizar era tamanha que se estendeu aos lares dos membros constituindo assim a “Família Imago Dei.” O salão da São Vicente não bastava, quantas casas foram freqüentadas pelos jovens para reuniões ou simplesmente para entretenimento, como por exemplo, a casa do Seu Edir, da Mônica, Tia Zilda e tantos outros!. Percebendo o envolvimento dos pais nas atividades do grupo instituiu-se o encontro do “Sagrada Família” daí em diante a cada dois anos realizamos esse encontro para os pais dos novos membros.

Alguns momentos marcaram a história desse grupo, tais como a realização simultânea de dois encontros para a família: o Sagrada Família e o Kerigma, que foi um encontro voltado para jovens de até 13 anos com o objetivo de prepará-los para futuramente ingressarem no grupo Imago Dei. Outro momento marcante foi a realização do retiro espiritual no Sítio Bom Jesus onde aconteceram várias revelações e houve um verdadeiro Pentecostes sendo o divisor de águas no grupo. Nessa época chegamos a ter 150 membros freqüentes em reunião no salão da São Vicente.

Provações nos acompanham a todo tempo e uma das grandes tribulações que o grupo enfrentou anos atrás foi atrelada à provação individual de cada membro quanto à perseverança. Mas, movida pelo Espírito Santo que é revelador, nossa Coordenadora Geral da Época, Cléia foi ter junto ao nosso diretor Espiritual Pe. Avelino que ordenou que o “buteco” não fechasse. Ali o Espírito Santo já revelava que Deus havia confiado muito ao Imago Dei. Pe Avelino, na Época Pároco de nossa comunidade, passou a nos acompanhar ainda mais de perto, representando a figura de Pai a muitos jovens. Desde então o espírito de serviço era tamanho que no ano de 2000, na comemoração do Jubileu, o grupo confeccionou dois tapetes para a festa de Corpus Christi.

Além de orações, o grupo promoveu diversas festas e a mais tradicional delas é sem dúvida o Arraiá. Não podemos deixar de mencionar a participação do grupo em todos os Halleis, Vem Louvar, Tocão, Som da Noite, Rebanhão e tantos eventos promovidos pela Igreja Católica. Além disso, promovemos alguns eventos de integração da juventude católica de Sobradinho: o Anuncia-me, Vinde Adoremos, Imago Bol, Cine Imago Dei, Voz e Violão e o que mais a criatividade nos permitiu. Nos últimos anos sentimos a necessidade de buscar os membros afastados, por isso criamos o Resgate que já está na sua Segunda Edição. Além disso, com o intuito de aprofundar a espiritualidade do grupo, realizamos o Despertar cuja finalidade é reacender a chama do amor de Cristo daqueles que já estão inseridos nesta grande família.

Na última edição do Despertar, tivemos a graça da participação dos irmãos Anapolinos que deu mais sabor ao nosso convívio e mais valor à nossa família no ano de 2008.
Ao longo desses anos contamos com a colaboração de muitos palestrantes que se dedicaram a semear o Evangelho em nossos corações. Queremos citar a presença da Tia Gilda, Celso, Hibraim, Auxiliadora, Júnior, Haroldo e Luciana, Mário Sérgio, Robertinho, Guilherme Arruda e tantos outros que nos mostraram a face de Jesus Cristo. Também não podemos nos esquecer da disponibilidade dos “tios” que sempre estiveram ao nosso lado apoiando os nossos eventos, trabalhando tanto na equipe de cozinha quanto na Liturgia, Visitação e Secretaria. Aqui fica o nosso agradecimento a Sr. João e Amélia Cristalino, Sr. Jésus, Sr. Lourival, Sr. Edir, Tia Zilda, Tia Zita, Sr. José Mário e Maria do Rosário, Tia Vilma, Tia Celina, Dona Amélia Zibe, Tia Leia, Dona Onorinda e tantos outros que se dedicaram a essa família.

Sentimos a necessidade de um acompanhamento mais próximo, por isso a presença de padrinhos a cada ano nos dá suporte no caminho que seguimos.

Apoio maior não poderia existir que a presença do Santíssimo Sacramento em todas as adorações e vigílias que revigoraram ainda mais a nossa fé. Sem Ele nada disso teria existido. Glórias e Louvores damos a Ele por tantas maravilhas.

E o que dizer dos nossos diretores espirituais? Sem eles certamente nossa caminhada seria muito mais difícil. Queremos agradecer ao Dom Jésus, Monsenhor Marcony, Pe. Ângelo, Pe. Avelino, Pe. Natal, Pe. Ottone, Pe. Nadir, Pe. Carlos, Pe. Camilo e atualmente Pe. Cláudio, Pároco de nossa comunidade.

Para que essa história não tenha fim novos Coordenadores são eleitos a cada ano pela inspiração do Espírito Santo. A família Imago Dei completará seus 20 anos e com certeza você ajudou e ainda ajuda essa história a se perpetuar isso porque você faz parte dessa história!!!

Saiba mais http://grupoimagodei.wordpress.com/ - foto divulgação

Nenhum comentário