RECENTES

POLITICA: Projeto de lei cria cemitérios públicos populares no DF


O Projeto de Lei 1.129/2009, de autoria do deputado distrital Raad Massouh (DEM), prevê a construção de cemitérios públicos populares no âmbito do Distrito Federal para atender famílias carentes. Segundo o autor, o custo dos sepultamentos está muito alto e muitas pessoas não têm condições de arcar com o valor. O projeto está na pauta e aguarda votação em primeiro turno.

O projeto surgiu quando o deputado foi assistir a um velório em Planaltina de Goiás. “Eu vi uma família sepultando várias pessoas ao mesmo tempo”, disse Raad. A cena o sensibilizou e lhe deu a idéia inicial do projeto. Os moradores de Sobradinho II, por exemplo, preferem fazer os velórios em Planaltina de Goiás pelo custo mais baixo. “O sepultamento não deve ser oneroso ao cidadão. Quero que as famílias tenham respeito de dignidade”, destaca Massouh.

O deputado explica que a criação dos cemitérios não vai ter grande impacto financeiro para o governo local. Os cemitérios podem ser administrados pelas regiões administrativas e aproveitar funcionários das mesmas. Os cargos técnicos como coveiro e pedreiro devem precisar de contratação e o deputado não descarta que esses cargos podem ser preenchidos por concurso público.

*Informações do Tribuna do Brasil/blog do Carlos Honorato/foto Clives Sampaio.

Nenhum comentário