RECENTES

HISTÓRIA: A PRIMEIRA PANIFICADORA



Os cabelos brancos revelam as marcas do tempo em que o comerciante Wilmar Ferreira Peixoto acompanha Sobradinho de forma tão íntima na vida de seus habitantes, atendendo às necessidades alimentícias desde a primeira geração da cidade até a geração atual. Assim fica fácil entender por que falar dos quase 51 anos de Sobradinho é também falar dos lugares que participam tão intimamente da vida cotidiana dos moradores, como a Panificadora Pão de Sal.

Com 28 anos de tradição, a Panificadora Pão de Sal, foi a primeira padaria a abrir as portas em Sobradinho. “Muita gente vinha aqui quando criança, e hoje essas pessoas voltam para comprar pão com os filhos. A padaria faz parte da história de Sobradinho” , disse se Wilmar, orgulhoso de seu estabelecimento. “Os próprios funcionários de hoje freqüentavam a padaria quando eram pequenos”, completa.

Nos 40 anos de Sobradinho, a padaria produziu um bolo de 40 metros em homenagem à cidade. Hoje, a Panificadora realiza uma série de ações sociais que ajudam a melhoria de vida, não apenas dos cidadãos de Sobradinho, mas também de outros lugares do Distrito Federal.

Com a campanha “Troque uma garrafa pet por um pão”, a panificadora arrecadou inúmeras garrafas que foram repassadas para a cooperativa Sem Dimensão, que hoje sustenta mais de 200 pessoas com a venda de objetos feitos de material reciclado. A Panificadora também patrocina o time de futebol do Cruzeiro, ajudando na compra de material, uniformes e lanches em dia de jogo.

Seu Wilmar conta que quando a padaria surgiu, ele conhecia todos os que frequentavam o estabelecimento. Hoje, a padaria está sempre cheia, e tem rostos novos circulando por ali. “Compro na Pão de Sal desde que ela começou. Era tudo muito simples. Dá orgulho de ver onde ela chegou!” conta o comerciante Sávio Lopes, de 47 anos.

fonte jornal de brasilia/ fotos Júnior Nobre

Nenhum comentário