RECENTES

ESPORTE 1 : Sobradinho, o berço de grandes atletas



Quem não se lembra da primeira mulher a vencer a corrida de São Silvestre? A atleta sobradinhense Carmem de Oliveira, foi a campeã da prova, e colecionou inúmeros outros títulos.

Nascida em Sobradinho, sua primeira participação esportiva foi em 1962 em uma prova de Cross country, obtendo a quinta colocação.No ano seguinte, participou do Campeonato Brasileiro de Atletismo Juvenil, vencendo a prova de 3 mil metros rasos e estabelecendo um novo recorde. Assim começou a carreira de Carmem. “Fico orgulhosa por servir de exemplo, para muitos jovens da cidade”. Atleta do Sobradinho Esporte Clube, filiado à Federação Brasiliense de atletismo, Carmem foi para o atletismo paulista em 1986, retornou para o Distrito Federal em 1991 e, em 1996, transferiu-se para o atletismo carioca.

Ela começou a correr aos 17 anos, a convite do técnico do Clube de Atletismo de Sobradinho(CASO), João Sena, e seguiu com ele até agosto de 1994, foi sob sua orientação que, ela alcançou todos os seus recordes Latino – Americano. Na maratona, Carmem foi a primeira mulher Sul – Americana a correr 42,195 quilômetros em menos de duas horas e meia.

Hoje, aos 46 anos, a atleta trabalha voluntariamente como, dirigente esportiva e é servidora pública. “Temos 1.800 atletas inscritos na Federação de Atletismo”, Conta Carmem, que sonha trazer uma grande prova de atletismo para a cidade.

Professor Sena, além do trabalho com Carmem, também investiu em outros atletas e hoje realiza um trabalho pastoral. “Vou à casa dos alunos buscá-los e deixá-los”, conta. Várias vezes o professor usou seu próprio dinheiro para comprar tênis e até para levar atletas para competir. “Já cheguei a Gastar R$ 3.200 para levar oito atletas para a Copa Brasil de Marcha Atlética em Santa Catarina”, revela.

Sena descobriu grandes talentos do esporte, como, Solange Cordeiro, Marizete Moreira, Hudson Santos , Cléia Cruz, Caio Sena e outros. “Acredito que ainda há falta de respeito com o atletismo no Brasil. Minha luta não parou por aqui”, lamenta.

Carmem continua morando em Sobradinho. É casada e mãe de duas filhas. Encerrou sua carreira cedo e resistiu durante algum tempo, a se envolver com o esporte, dedicando-se a pedagogia. Mas agora, luta para aumentar a visibilidade do atletismo no País e que a ajuda dos setores públicos e privados para descobrir novos talentos, “Minha busca constante é para divulgar o atletismo. É minha paixão”.


fonte de pesquisa jornal de brasilia/ fotos google images

Nenhum comentário