RECENTES

DEU NO DFTV/GLOBO: Moradores de Sobradinho denunciam a sujeira da cidade

Pixações, mato alto, entulho e consumo de drogas em local público são alguns dos problemas relatados por moradores da cidade. Na quadra 4, os Correios não entregam correspondências há duas semanas.

Há duas semanas, a única coisa que chega na caixa de correspondência de um prédio, na quadra 4 de Sobradinho, são panfletos de lojas. O funcionário público Henrique Melo recebe várias contas pelos Correios e ligou para a empresa. O atendente disse que faltam carteiros na região.

“O vencimento já passou e eu vou ter que arcar com os juros. Porque ele também informou que os Correios não vão se responsabilizar pelo pagamento de juros de contas atrasadas”, lamenta Henrique.

Outro problema em Sobradinho é a sujeira. As pixações tomam conta da cidade. Aparecem nas casas, no comércio e nas praças. “Eles reformaram e, em menos três dias, já estava tudo pixado. O prejuízo vai para o bolso do trabalhador, que vai ter que pintar novamente. Todo o custo vai sair do nosso bolso”, queixa-se o ambientalista Ilton Correa.

Além da sujeira nas paredes, o lixo e o entulho estão espalhados por vários terrenos baldios. No conjunto F da quadra 10, os moradores jogam restos de obras. O resultado são as inundações. A água não escorre e vai parar na casa dos moradores. Segundo eles, existe um projeto de abrir uma rua no local, o que resolveria o problema.

“Se você ver do lado de lá, todas as ruas são abertas. Mas esta rua, eu não sei porque não conseguiram interligar, abrir a rua. Isso impede que a água escorra. Que ela vem toda de lá de cima para cá”,relata a dona de casa Junia Lopes de Oliveira.

Muitos terrenos baldios acabam virando ponto de venda e consumo de drogas. Os vizinhos dizem que uma casa abandonada no conjunto A da quadra 10 abriga criminosos. problemas que se repetem em outros pontos da cidade.

“Eu não posso trazer minha filha para andar de bicicleta porque fica gente usando droga, fumando. Minha filha pergunta o que eles estão fazendo e eu não posso falar. A cidade está abandonada”, afirma o sonoplasta William Almeida.

O mato alto invade as calçadas e os garotos acabam indo soltar pipa no meio da rua. Os moradores têm dificuldades para andar na cidade e esperar um ônibus. “A parada está cheia de mato. Está todo mundo com medo de ficar no local. Desce uma cobra, um animal. É demais”, reclama o comerciante Jurandir Alves Nunes.

O produtor de flores Claudio Pereira fez um jardim, na área pública, ao lado da loja. Ele cuida do local para evitar a sujeira. E o cuidado dá certo. Em sobradinho, são plantadas 400 mil mudas por ano, o que corresponde a 20% da produção do DF.

“Nós estamos em cima de uma serra. Então, você tem uma insolação boa, um clima bom e o principal, nós temos uma água boa”, relata Cláudio Pereira.

Diante de tantos problemas, uma mostra de que com um pouco de cuidado e valorizando o que existe de melhor na cidade não é difícil transformar Sobradinho numa referência para o DF.

A nova administradora de Sobradinho, Maria América, comentou os problemas apontados pela reportagem. Confira no vídeo.

Você pode mandar sugestões de reportagens, contar curiosidades, relatar problemas para o e-mail do Bom Dia DF: bomdiadf@redeglobo.com.br. Varjão é a cidade tema da reportagem da próxima segunda-feira.

OBS: ASSISTA O VIDEO EM ANEXO, CLICANDO NO TÍTULO DESSE ARTIGO.

por Albert Steinberger / Lívia Veiga / Lázaro Aluizio

Nenhum comentário