RECENTES

Intervenção polêmica na DF-150 desagrada moradores do Grande Colorado


Sinal instalado na DF-150: queixas entre moradores do Grande Colorado

As opções de acesso dos moradores do Grande Colorado ao Plano Piloto já não são muitas. A DF-150, que os liga até a BR-020, está com obras de duplicação a todo vapor, o que já demanda mais atenção devido aos desvios, às máquinas e aos homens na pista. Para piorar, na última semana, uma intervenção no trânsito causou estranhamento nos moradores dos sete condomínios da região: foi instalado um sinal na intersecção entre a DF-150 e a principal avenida do Grande Colorado.

“Se veio para ajudar, não funcionou. Agora perdemos ainda mais tempo no trânsito nos horários de pico”, conta o analista da Infraero Marcos Caetano de Souza, 51 anos. Ele está inconformado em ter que sair ainda mais cedo de casa para trabalhar por causa da mudança. “Antes, eu precisava sair uma hora antes de entrar no trabalho para chegar a tempo. Agora, preciso de duas”, diz, indignado. No primeiro dia de funcionamento do sinal, que está em fase de teste, o analista garante ter ficado mais de 60 minutos preso no engarrafamento. “Como é que colocam um sinal sem fazer uma avaliação criteriosa dos benefícios e dos prejuízos?”, questiona.

O estudante Gabriel Stanford, 24 anos, também não gostou nada da alteração. “Depois que instalaram esse sinal, o acesso ficou muito pior. E estão testando nos horários de pico, o engarrafamento de manhã pega toda a rua principal, até a frente das casas das pessoas”, denuncia. “Fizeram uma obra de ‘melhoria’ e só piorou”, concluiu. Segundo os motoristas, muitas pessoas impacientes com a demora têm burlado as normas de trânsito para se livrar do congestionamento. “Tem um monte de gente indo pelo acostamento, cortando caminho por onde não pode”, diz o analista. Ele acredita que haverá mais acidentes porque ainda há trechos sem iluminação em decorrência das obras.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nota na quinta-feira explicando que o sinal foi instalado porque “onde existe o balão será construído um viaduto” e pediu paciência aos motoristas. O documento também informava que, desde esse dia, o tráfego de caminhões na DF-150 ficou proibido nos períodos das 7h às 9h e das 17h às 19h. A ideia, de acordo com a instituição, é “desafogar o trânsito nos horários de maior fluxo”. A fiscalização do respeito à norma cabe à Companhia de Polícia Rodoviária. (AS)

Por Ariadne Sakkis/CB - Kleber Lima/CB/D.A Press - veja link original, clicando no título desse artigo.

Nenhum comentário