RECENTES

DESTAQUE DO MÊS: O 5º Campeonato de baristas teve o sobradinhense Daniel Viana como grande vencedor da etapa centro-oeste


Nos dias 8 e 9 de novembro, no restaurante do Museu Nacional da República, aconteceu a quinta seletiva regional do Campeonato Brasileiro de Baristas. No primeiro dia do evento, vários workshops de certificações dos juízes. Entre os representantes que compuseram a mesa julgadora, estiveram chefs de cozinha, professores, empresários e jornalistas especializados.

No dia 8, começaram as seletivas. Cada barista teve 15 minutos para organizar o serviço e mais 15 para mostrar aos juízes quatro doses de café expresso, quatro de cappuccino tradicional italiano e quatro unidades de um drinque autoral baseado em café, no mesmo dia, houve uma série de 4 workshops.

Na terça-feira, último dia do evento, após uma palestra aberta sobre as tendências para café filtrado, foi divulgado, finalmente, o resultado da competição, com o nome do sobradinhense Daniel Camara Viana (Daniel Viana) como o profissional Barista vencedor do Quinto Campeonato Regional de Barista 2010 e que representará o Centro-Oeste na competição nacional, em 2011. O evento inclui certificação de profissionais, baseada no Programa Nacional de Certificação de Baristas, lançado em janeiro de 2009 pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).

Cleia Junqueira, coordenadora do programa, disse que o objetivo foi testar a capacidade desses especialistas. Foi observado a extração de um excelente café, a técnica de vaporização do leite, a criatividade e originalidade na apresentação e receitas de drinks, cappuccinos e coquetéis.

Segundo Daniel Viana, "Esse ano o campeonato teve um nível maravilhoso e todos os baristas devem ficar orgulhosos do trabalho que fizeram. Gostaria de parabenizar também os baristas: José Khabir e André (ambos do Café Cristina) respectivamente 2º e 3º colocados. Foi divulgado o resultado da primeira Certificação de Baristas de Brasília, a prova nos surpreendeu pela dificuldade e dos 7 baristas inscritos apenas 3 conseguiram a certificação: André, Pedro Gabriel e eu. (O outro barista certificado de Brasília é o Márcio Dias da Quitinete, que fez a prova na Fispal do ano passado.
Agora é só curtir um pouco esse título e a certificação"
declarou...

O que é um Barista?

O Barista é o profissional especializado em cafés. Seu principal obetivo é alcançar a"xícara perfeita" extraindo do café todos os aromas e sabores.

Além de saber preparar um café especial nos mais variados métodos de extração, o barista também deve ser profundo conhecedor desse grão, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final e deve saber desenvolver drinks á base de café. Ou seja, não há cafés especiais preparados deliciosamente bem sem as mãos brilhantes de um barista.

OBS:O Barista Daniel Viana é filho do Casal Reinaldo e Fátima proprietários da Morada Mineira localizado na comercial da Quadra 08 de Sobradinho-DF

Por Junior Nobre - fonte de pesquisa: blog do Daniel Viana e site do Dicas da Capital - Fotos: Divulgação

Um comentário

Daniel Viana disse...

Eae meu querido,

Obrigado pela menção no Blog, estou feliz de representar a qualidade dos serviços da nossa cidade.

Grande Abraço