name='content'> ]]>

RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA - Horário de Verão começa no dia 17 de Outubro


Os brasilienses já podem começar a se preparar para o Horário de Verão que começa no próximo dia 17 e vai até a meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2011. Durante esse período, os relógios deverão ser adiantados em uma hora no Distrito Federal e em mais dez estados brasileiros nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Segundo informações da Companhia Energética de Brasília (CEB), neste próximo período a expectativa é alcançar uma redução da demanda de energia em horário de pico (quando o consumo é mais intenso) de até 4% e economia total de energia de 0,3%. Em 2010, a redução média na demanda do horário de pico foi de 5%, com queda de 0,35% no consumo total – resultados acima da média estimada.

Aumento da confiabilidade do sistema
O superintendente de Operação do Sistema Elétrico da CEB, Marcelo Meloni, conta que, no DF, a diminuição da demanda equivale a um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga que abastece, por exemplo, a cidade do Guará no horário de pico. “Isso acarreta uma maior disponibilidade para se operar o sistema elétrico, aumentando a qualidade e a confiabilidade do fornecimento. Isso se reverte em benefício para o consumidor final”, disse Meloni.

O controle do consumo de energia no país é feito pelo Ministério de Minas e Energia. Segundo o órgão, a redução média da demanda tem se situado em torno de 5%, nos últimos anos, nas regiões onde foi aplicado o Horário de Verão. As análises também demonstram que essa redução tem economizado investimentos da ordem de R$ 2 bilhões a cada ano, na construção de usinas geradoras de energia.


Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário