RECENTES

ELEIÇÕES 2010 - Tribunal Regional Eleitoral libera candidatura de Weslian Roriz



Justiça Eleitoral libera candidatura de Weslian Roriz ao governo do DF

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) liberou, por 4 votos a 3, a candidatura da mulher de Joaquim Roriz, Weslian (PSC), ao governo do Distrito Federal.

A maioria dos juízes que participaram do julgamento entenderam que a substituição dos nomes ocorreu dentro do prazo e descartaram que a candidatura de Weslian surgiu para burlar a lei, já que seu marido poderia ser barrado por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

O relator do caso, Luciano Vasconcellos, havia entendido que a troca dos nomes deveria ter ocorrido dez dias após a primeira decisão que barrou a candidatura de Joaquim Roriz, ainda em agosto. Com ele votaram os desembargadores Josaphá dos Santos e Mario Machado.

Os demais, porém, entenderam que esse prazo de dez dias começou a contar no momento em que o ex-candidato renunciou à pretensão.

Votaram assim Hilton Queiroz, Souza e Ávila, Evandro Pertence e o presidente do tribunal, Joaquo Mariosi.

Eles também afirmaram que a acusação de que a candidatura de Weslian é uma "laranja" do marido é um "exercício de futurologia". "Não vejo como um fato futuro e incerto pode afetar a candidatura", afirmou Ávila.

SEM RECURSO

Ao final do julgamento, o procurador Renato Brill disse que não irá recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele afirmou que o eleitor do Distrito Federal merece votar com segurança, mas criticou a decisão do TRE-DF.

Por Felipe Seligman/Folha Online - Foto: Sheyla Leal

Nenhum comentário