RECENTES

ELEIÇÕES 2010 - O Título de eleitor não será obrigatório no dia 3 de outubro


Mesmo com a decisão do STF de levar apenas um documento com foto no dia da eleição, 3 de outubro, o TRE alerta que é importante usar o título de eleitor.

A espera foi grande para quem procurou os cartórios eleitorais nessa quinta-feira (30). Eles ficaram cheios no último dia para tirar a segunda via do título de eleitor. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, não é mais necessário mostrar o título na hora de votar, mas ele pode ajudar.

O título é importante porque é o único documento que contém o registro eleitoral. E só nele há a zona e a seção onde o eleitor vai votar. “É importante ter o título para que a pessoa tenha mais facilidade para localizar o local de votação, evitando tumultos”, reforça a juíza eleitoral Vanessa Trevisan.

Mas só com o título ninguém vota. O que é obrigatório no dia 3 de outubro é um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou passaporte. “Com essa medida, diminuem os riscos de fraudes, por isso, acho que é o mais correto”, acredita o analista de sistema Ednaldo Santana.

Nenhum comentário