RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: Eleitor precisa ter atenção para não anular o voto sem querer


Se você confirmar um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido, o voto será anulado. Repetir a opção para o Senado também invalida o segundo voto.

No dia da eleição, 3 de outubro, o eleitor vai ver a foto do candidato que escolher na tela da urna eletrônica. Se for a pessoa desejada, é preciso clicar na tecla verde - Confirma. Se não estiver certo, aperte a tecla laranja e corrija.

Mas cuidado: se você teclar um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político e confirmar, o voto será anulado e não vai para nenhum candidato, partido ou coligação.

Como o TSE somente leva em consideração os votos válidos, os brancos e nulos não contam. Por isso, é importante ter atenção na hora de escolher os dois candidatos ao Senado. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo nome, também anula o voto.

“A urna pede a segunda vaga para o Senado. Se ele repetir o mesmo número da primeira vaga, esse segundo voto será nulo. É preciso colocar um número de outro candidato ao Senado”, destaca o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ricardo Negrão.

E a votação para senador conta ainda com mais um detalhe importante. Na hora da votação, vão aparecer três fotos: a do candidato e as dos dois suplentes.

(*) Quem quiser simular a votação basta entrar no site www.tre-df.jus.br, do Tribunal Regional Eleitoral.

Nenhum comentário