RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA - Sábado (14) tem vacinação contra a pólio


Secretaria de Saúde disponibilizará 345 postos de imunização em todo o DF, instalados em hospitais, shoppings, centros de saúde e supermercados. Intuito é colocar em dia a caderneta de pelo menos 95% da população alvo, ou seja, mais de 220 mil crianças de até cinco anos de idade

Neste próximo sábado (14), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizará a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite. No total, 345 postos de vacinação funcionarão em todo o DF, em hospitais regionais, centros de saúde, supermercados e shoppings. A meta da secretaria é imunizar pelo menos 95% da população alvo (221.095 crianças de até cinco anos). A vacinação ocorrerá das 8h às 17h.

Todas as crianças deverão ser levadas aos postos, independente se receberam ou não a primeira dose. Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Allan Kardec Rezende, o sucesso da campanha depende da conscientização dos pais. “A eficácia da vacina chega a 95%, mas é preciso completar as duas etapas, o que assegura 100% de proteção às crianças”, explicou.

Serão distribuídas 300 mil doses em todos os postos. Durante a campanha, trabalharão 2.518 funcionários da Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Departamento de Transito do Distrito Federal (DETRAN), com apoio de 150 viaturas. A Secretaria de Saúde ressalta, no entanto, que crianças com febre acima de 38 graus, alergia grave a algum componente da vacina e imunodepressão congênita ou adquirida – a exemplo de algumas síndromes –, não deverão ser levadas aos postos. Crianças com febre no dia da campanha poderão ser imunizadas posteriormente, caso apresentem melhora.

Cobertura elevada
A diretora de Vigilância Epidemiológica Maristela Reis acredita que a cobertura vacinal na capital federal é bastante elevada. “Em relação a vacinas de rotina temos uma excelente cobertura. Já nas campanhas, o resultado depende da divulgação. Na primeira etapa contra poliomielite deste ano, 195.722 crianças receberam a dose”, acrescentou. No DF, o último caso de paralisia infantil foi registrado há 23 anos. Contudo, considera-se que ainda há risco de importação do polivírus de países endêmicos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 26 países ainda registram casos de poliomielite. Destes, quatro são endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Até julho deste ano, segundo a organização, foram registrados 545 casos da doença.

Metas alcançadas no DF
2007: 1ª etapa – 90,8% 2ª etapa – 88,3%
2008: 1ª etapa – 96,2% 2ª etapa – 86,1%
2009: 1ª etapa – 87,8% 2ª etapa – 90,7%
2010: 1ª etapa: 88,5%

Por Rafaella Osler / Foto: Mary Leal

Nenhum comentário