RECENTES

COMÉRCIO: Governador resolve trocar o comando da Agência de Fiscalização - AGEFIS


Diante da truculência e forma exagerada de abordagem aos comércios do DF o Governador Rogério Rosso decidiu atender a uma reivindicação da classe empresarial, aliviando a pressão e trocando o Diretor da AGEFIS - Agência de Fiscalização

A nova diretora é Bruna Maria Perez Pinheiro. Ontem quinta-feira, o governador Rogério Rosso se reuniu com empresários para discutir o rigor adotado pela Agefis na cobrança de alvarás.

Os empresários estão sugerindo um ano de prazo para que os estabelecimentos se adequem à legislação em vigor. Eles pedem que, antes de fechar, a Agefis notifique e dê prazo. A expectativa é de que seja proposto um Termo de Ajustamento de Conduta, o TAC.

“A atuação da Agefis tem sido exagerada e truculenta. Eles estão criando pânico na cidade, um verdadeiro caos. Até parece que Brasília não precisa de empresas e nem de empregos”, diz o presidente da Fecomércio, Miguel Setembrino.

“Ela vai continuar fiscalizando os estabelecimentos porque ela tem uma legislação a cumprir e uma orientação do Ministério Público”, argumenta o secretário de Governo, Geraldo Lourenço.

Nos bastidores, o governo sinaliza que a mudança de comando na Agefis foi uma das medidas para fazer com que o órgão alivie a mão no cumprimento da ordem judicial que manda fechar os estabelecimentos que tenham alvará precário.

A ideia é lacrar apenas os que estejam em atividade considerada de risco, em locais inadequados ou que façam muito barulho.

Empresários, integrantes do GDF e do Ministério Público voltam a se reunir na próxima segunda-feira (12).

(*) Deu no DFTV - por Bernardo Menezes / Almir de Queiroz - foto divulgação

Nenhum comentário