RECENTES

SAÚDE: O tempo no Distrito Federal agrava as doenças respiratórias


Uma semana dedicada ao combate da asma. A doença respiratória não tem cura, mas alguns cuidados podem ajudar o paciente a levar uma vida mais saudável.

A faixa convida para uma caminhada que será realizada neste domingo, dia 27. E ao contrário do que se pensa, a atividade física faz bem também para quem tem asma.

O tempo seco não altera a vida do paciente com asma. Mas a mudança brusca de temperatura sim. O friozinho favorece as infecções respiratórias, que desencadeiam as crises. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 20% da população mundial têm a doença. No Distrito Federal, estima-se que existam 450 mil pacientes asmáticos.

Os especialistas recomendam evitar o contato com insetos, ácaros, pelos de animais, fumaça, poeira. E os fatores emocionais também podem provar uma crise. Em 80% dos casos, os sintomas aparecem ainda na infância.

“A piscina, a água fria demais, isso sempre dava problema”, diz a analista tributário Divina Pereira da Silva.

Desde 1999, com a implantação do Programa de Asma, a Secretaria de Saúde registrou uma redução de 45% no número internações. “Não tem cura, mas com certeza existe um controle com o tratamento adequado. E essas pessoas têm que procurar um especialista para, assim, tentar controlar e ter uma vida normal, uma qualidade de vida”, ressalta a coordenadora Programa de Combate a Asma Marta Guidacci.

Adelina aprendeu a se cuidar. Era sedentária, sofria crises constantes de asma. “É muito gostoso correr. E pra quem tem bronquite é o esporte ideal”, afirma.

A caminhada é neste domingo, às 9h, no Parque da Cidade.

(*) Por Renata Costa / Salvatore Casela/ foto divulgação

Nenhum comentário