name='content'> ]]>

RECENTES

Alunos de Sobradinho aprendem prevenir gripes

Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário capacitam servidores da área para levar informação sobre gripe suína, aviária, equina, além de formas de prevenção contra a dengue e hantavirose

Alunos de escolas da região de Sobradinho estão sendo orientados sobre formas de prevenir e identificar gripes suína, aviária e equina. Ao todo serão 16 escolas que passarão por este processo. Cerca de 400 estudantes da Escola Engenho Velho já participaram das palestras oferecidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), que atua em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O objetivo da Emater é levar informações sobre as gripes a pelo menos oito mil agricultores familiares do DF. Além disso, também estão sendo feitas ações para prevenir a hantavirose, leishmaniose e dengue. A idéia é que, em eventos locais ou em visitas técnicas, os produtores e trabalhadores rurais sejam orientados sobre os temas. De acordo com médico veterinário da Emater, Edson Cytrangulo, ao transferir conhecimento aos produtores rurais, estes saberão como prevenir ou agir diante do surgimento de casos dessas doenças.

Com uma linguagem simples e muitas ilustrações, a palestra será levada a mais duas escolas rurais de Sobradinho na segunda quinzena deste mês. Para a extensionista Cláudia Coelho, “as crianças são ótimas multiplicadoras, levam as informações para toda a família”.

Em março deste ano, 16 servidores da Emater foram capacitados para se tornarem multiplicadores dessas ações. “A idéia foi treinar pelo menos um de cada escritório da Emater para que transmitissem os conhecimentos para os demais membros da equipe. É preciso uniformizar a informação entre os colegas para que se atinja nosso público-alvo; o agricultor familiar e o trabalhador rural”, disse Cytrangulo.

(*)Com informações da Ascom - Agência Brasília

Nenhum comentário