RECENTES

COLUNA INTERSEÇÃO TEXTUAL por Joel Pires*

LITERATURA E FILOSOFIA

LIVRO DE JOSTEIN GAARDER PROVOCA O JOVEM LEITOR

“Há muito tempo, este planeta estava adormecido. Lentamente, foi se agitando e criando vida. O mar marulhava, a relva farfalhava, as asas se agitavam sobre as águas. Mas só agora o planeta acordou. Só agora ele está desperto – ou quase. Vocês, que vivem aqui, aos poucos foram compreendendo a história do planeta. Já estiveram na Lua, e já descobriram aquele ponto mágico onde em cima vira embaixo e embaixo vira em cima. Mais ainda: vocês lançaram seu olhar para o universo. E lá, talvez, conseguiram avistar algo muito maior.”
Esse excerto é do livro “Ei! Tem alguém aí?” de Jostein Gaarder, mesmo autor de “O mundo de Sofia”, obra que o projetou internacionalmente. Esse escritor nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura. Sua formação possibilitou-lhe transitar entre o mundo da literatura e o da filosofia. Aliás, essas disciplinas mantêm uma estreita relação. A talentosa exploração dessa interface consagrou esse literato como um dos maiores escritores de nosso tempo.
Trata-se de uma impressionante aventura que mistura sonho e realidade, marcando a história de dois jovens aparentemente diferentes, mas intimamente interligados pelo que a natureza lhes deu de maior valor: a sabedoria. Nessa obra, Gaarder percorre um caminho espinhoso ao suscitar questionamentos acerca da origem do universo e da existência de Deus. Todavia, suas provocações não ofendem, não desencaminham, nem deseducam. Ao contrário, a interrogação é o ponto de partida para o crescimento intelectual: “A resposta é sempre um trecho do caminho que está atrás de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente.”
O texto narra o encontro entre Mika, um excêntrico e perspicaz garotinho, e Joakim, um jovem simpático e não menos perspicaz. Esses personagens travam um diálogo profícuo durante as vinte e quatro horas que passam juntos. Tem início uma profunda amizade. Esse breve encontro foi o suficiente para dar novo rumo a suas vidas.
O livro destina-se ao jovem leitor e a narrativa é permeada de reflexões como estas:
“Tudo começou com algumas moléculas pequeninas que conseguiram se dividir em duas.”
“De onde vem esta pedra? É um pedacinho de um planeta, claro, e o planeta é um pedacinho do universo. Mas o que é o universo? E de onde veio o mundo?”
“Você acredita que tudo começou a existir por si mesmo? Ou acredita que existe um Deus que fez todas as coisas?”
“Não se trata só de saber de onde viemos. A questão também é para onde vamos.”
Jostein Gaarder conquistou jovens leitores mundo afora, por isso sua responsabilidade é imensa. Esse autor não nega a fé, antes a retrata poética e “inteligentemente”. Literatura, filosofia e teologia: eis os ingredientes de uma excelente obra. Certamente o professor terá em mãos um livro excepcional para orientar os educandos em relação aos seus dilemas existenciais.

*Joel Pires é estudante de Jornalismo e professor de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário